Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito dos oligossacarídeos não digeríveis FOS e GOS no intestino e metabolismo ósseo de ratas Wistar em diferentes períodos da vida

Processo: 10/05681-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2010 - 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Bioquímica da Nutrição
Pesquisador responsável:Mário Roberto Maróstica Junior
Beneficiário:Mário Roberto Maróstica Junior
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP, Brasil
Pesq. associados: Claudia Cardoso Netto ; Glaucia Maria Pastore
Assunto(s):Metabolismo  Oligossacarídeos 

Resumo

Prebióticos são oligossacarídeos não digeríveis (ONDs) fermentados pelas bactérias intestinais conferindo efeitos benéficos à saúde ao hospedeiro. Esses efeitos benéficos podem ser locais ou sistêmicos, como por exemplo: na flora intestinal, na absorção de minerais e no metabolismo ósseo. Como pra um animal o início da vida é essencial tanto para a composição da sua flora intestinal como para a deposição de cálcio no tecido ósseo e, no envelhecimento, apresenta alterações desfavoráveis da flora intestinal e redução de massa óssea, o objetivo deste trabalho é avaliar o efeito dos ONDs FOS e GOS no intestino e metabolismo ósseo de ratas Wistar em diferentes etapas da vida. O efeito intestinal será avaliado por: determinação do pH, análise de AGCC e contagem de Bifidobacterium e Lactobacillus no conteúdo de fezes cecal, histomorfometria e expressão gênica do ceco dos animais; o metabolismo ósseo será avaliado por: densitometria, hitomorfometria e parâmetros biomecânicos do tecido ósseo e marcadores bioquímicos séricos. Serão realizados dois ensaios biológicos com 32 ratas cada, um com ratas recém-desmamadas (21 dias de idade) e outro com ratas com 270 dias de idade. Em ambos, os animais serão divididos em 4 grupos (n=8), nos quais receberão dieta do tipo AIN-93G ou M (de acordo com a faixa etária) modificadas de acordo com os tratamentos propostos (Grupo 1 = dieta padrão; Grupo 2 = dieta com FOS; Grupo 3 = dieta com GOS; Grupo 4 = dieta com GOS/FOS) por sessenta dias. Os resultados serão analisados em GraphPad Software 5.0 utilizando análise de variância ANOVA e teste de Tukey (p<0.05). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LIMA, GLAUCIA CARIELO; CORREA VIEIRA, VIVIAN CRISTINE; BETIM CAZARIN, CINTHIA BAU; RIBEIRO, RAFAELA DA ROSA; BOGUSZ JUNIOR, STANISLAU; DE ALBUQUERQUE, CIBELE LIMA; VIDAL, RAMON OLIVEIRA; NETTO, CLAUDIA CARDOSO; YAMADA, AUREO TATSUMI; AUGUSTO, FABIO; MAROSTICA JUNIOR, MARIO ROBERTO. Fructooligosaccharide intake promotes epigenetic changes in the intestinal mucosa in growing and ageing rats. EUROPEAN JOURNAL OF NUTRITION, v. 57, n. 4, p. 1499-1510, JUN 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.