Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e validacao de metodos analiticos para a determinacao de residuos de estreptomicina e diidroestreptomicina em leite (elisa, hplc-dad, lc-apci/ms/ms qtof)

Processo: 08/58488-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2009 - 31 de janeiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Felix Guillermo Reyes Reyes
Beneficiário:Felix Guillermo Reyes Reyes
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Estreptomicina  Poluentes 

Resumo

A probabilidade do aumento dos riscos à saúde humana, atribuída ao emprego de medicamentos veterinários em animais produtores de alimentos, pode estar associada à presença de resíduos dos mesmos em níveis acima dos limites máximos (LMR) estabelecidos. Para tornar possível a realização de ações de vigilância sanitária, visando o controle da presença desses resíduos em alimentos, é imprescindível que estejam disponíveis métodos de análise validados, para assegurara confiabilidade dos resultados. Os objetivos deste trabalho são desenvolver e validar métodos para a determinação de resíduos de estreptomicina e diidroestreptomicina em leite pasteurizado utilizando ensaio imunoenzimático, cromatografia líquida de alta eficiência associada a detector de arranjo de diodos e cromatografia líquida acoplada à espectrometria de massas em tandem, além de analisar amostras de leite comercializadas na região de Campinas, São Paulo. Como parâmetros de validação serão avaliados: linearidade; intervalo de trabalho (ou faixa linear); especificidade; exatidão; precisão (repetibilidade intra e inter-dias); limite de detecção; limite de quantificação e robustez. Cabe informar que o Departamento de Ciência de Alimentos da FEA/Unicamp, possui as condições analíticas necessárias para realizar os estudos utilizando as técnicas cromatográficas. No entanto, não dispõe das condições para implementar a técnica de ELISA, que é um método rápido, amplamente utilizado em ensaios de triagem, sendo reconhecidamente importante na análise de resíduos de medicamentos veterinários em alimentos. Cabe destacar, outrossim, que os estudos a serem realizados no presente projeto fazem parte da dissertação de mestrado da aluna Renata Cabrera de Oliveira, a qual possui bolsa de mestrado concedida pela FAPESP (Processo n° 2007/02233-1). (AU)