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Comportamento dinâmico e controle ativo de vibrações em máquinas rotativas sobre mancais hidrodinâmicos

Processo: 07/54647-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2008 - 30 de novembro de 2010
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Projetos de Máquinas
Convênio/Acordo: DFG
Pesquisador responsável:Katia Lucchesi Cavalca Dedini
Beneficiário:Katia Lucchesi Cavalca Dedini
Pesq. responsável no exterior: Rainer Nordmann
Instituição no exterior: Technische Universität Darmstadt (TU Darmstadt), Alemanha
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Mancais  Estruturas 

Resumo

Este projeto consiste na continuidade da pesquisa desenvolvida em projetos precedentes (PROBRAL 179/04 CAPES/DAAD e FAPESP 04/07871-8), em parceria com a TU Darmstadt, na Alemanha, dentro do convênio Fapesp-DFG. Nestes projetos, foram desenvolvidas técnicas de modelagem de mancais lubrificados hidrodinamicamente, sendo estes importantes elementos de ligação entre partes fixas e móveis destas máquinas e, consequentemente, pontos de conexão e transmissão de forças. Também foram implementadas e avaliadas técnicas experimentais de modelagem da estrutura de suporte das máquinas rotativas, para representação física da interação rotor-estrutura durante a operação da máquina, dentro de um conceito fortemente calcado em modelos mistos teórico-experimentais. Uma proposta também recente nestes projetos, em particular na parceria com a TU Darmstadt, consiste no projeto e desenvolvimento de um atuador magnético para aplicação em testes controlados de máquinas rotativas. Dentro deste contexto, a presente proposta tem como objetivos principais: 1) aplicar e avaliar o desempenho de atuadores magnéticos como fonte de excitação externa em testes de rotores, assim como no controle de vibrações destas máquinas em situações específicas. Este tópico será desenvolvido com o suporte do grupo alemão, com vasta experiência nesta temática; 2) aperfeiçoar e refinar os modelos de mancais hidrodinâmicos e estrutura de suporte, objetivando uma melhor representação do sistema completo rotor-mancais-estrutura. Este tópico vem sendo estudado e desenvolvido desde 1993 pelo grupo de pesquisa nucleado na UNICAMP, que será responsável pelo avanço desta linha de conhecimento. Consequentemente, serão desenvolvidas novas técnicas de identificação de modelos, com base em controle robusto, com imediata aplicação na interação rotor-estrutura e nos fenômenos de instabilidade fluido-induzida. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MENDES, RICARDO UGLIARA; CAVALCA, KATIA LUCCHESI; SARAIVA FERREIRA, LUIZ OTAVIO. Analysis of a complete model of rotating machinery excited by magnetic actuator system. PROCEEDINGS OF THE INSTITUTION OF MECHANICAL ENGINEERS PART C-JOURNAL OF ME, v. 227, n. C1, p. 48-64, 2013. Citações Web of Science: 2.

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