Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação experimental de dados de equilíbrio líquido-vapor de misturas binárias de componentes do biodiesel através da calorimetria diferencial exploratória (DSC)

Processo: 07/02737-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2009 - 31 de janeiro de 2011
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química
Pesquisador responsável:Maria Alvina Krähenbühl
Beneficiário:Maria Alvina Krähenbühl
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Termodinâmica  Ácidos graxos  Biodiesel 

Resumo

No presente projeto é proposta a determinação experimental de dados de equilíbrio líquido-vapor (ELV) de misturas binárias de compostos presentes no biodiesel, através da técnica de Calorimetria Exploratória Diferencial com controle de pressão (PDSC). As diversas misturas binárias serão preparadas com composição definida (fração molar constante, x) de compostos graxos saturados e/ou insaturados como ácidos e ésteres etílicos, presentes na fase orgânica do biodiesel, obtido via transesterificação de óleos vegetais. Para atender aos propósitos desse projeto, é necessário que a montagem experimental da unidade de calorimetria possibilite tanto a variação de temperatura (medida de temperatura, T) quanto a variação de pressão (medida da pressão de ELV, P), principalmente para níveis bem inferiores à pressão atmosférica, de modo a estabelecer temperaturas nas quais os compostos não sejam degradados termicamente. A validação do emprego dessa técnica, para os objetivos propostos, será feita comparando-se dados de ELV de sistemas de ácidos graxos disponíveis na literatura com os dados medidos. Os dados experimentais serão correlacionados através de modelos convencionais para uso em simuladores comerciais e para o desenvolvimento de equipamentos utilizados na produção do biodiesel. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AKISAWA SILVA, LUCIANA Y.; MATRICARDE FALLEIRO, RAFAEL M.; MEIRELLES, ANTONIO J. A.; KRAEHENBUEHL, MARIA A. Determination of the vapor pressure of ethyl esters by Differential Scanning Calorimetry. JOURNAL OF CHEMICAL THERMODYNAMICS, v. 43, n. 6, p. 943-947, JUN 2011. Citações Web of Science: 29.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.