Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistemas de fixação resinosos: nanoinfiltração, dureza e microcisalhamento

Processo: 09/08420-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2009 - 31 de julho de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Luis Alexandre Maffei Sartini Paulillo
Beneficiário:Luis Alexandre Maffei Sartini Paulillo
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Dentística restauradora  Cimentos de resina  Porcelana dentária  Resistência de união (odontologia)  Resistência ao cisalhamento 

Resumo

O objetivo deste estudo "in vitro" será avaliar a resistência ao microcisalhamento, microdureza Knoop e nanoinfiltração de agentes cimentantes indicados para a cimentação adesiva em substrato dentinário. Para tanto, serão utilizadas 92 coroas bovinas, as memas terão a face vestibular desgastada até obtenção de uma área plana em dentina, através da utilização de lixas de carbeto de silício. Esses dentes serão divididos, aleatoriamente, em 4 grupos, cada grupo contendo 10 amostras para os ensaios de microcisalhamento e dureza Knoop e 3 amostras para a nanoinfiltração. Os sistemas de cimentação que formarão os grupos experimentais nos diferentes ensaios serão RelyX ARC/ Scothcbond Multi-uso Plus (3M ESPE), Filtek Flow/ Single Bond (3M ESPE), Panavia F/ Clearfil SE Bond (Kuraray) e Variolink/ Excite DSC (Ivoclar-Vivadent). Para o ensaio de microdureza Knoop será simulada a cimentação de um disco medindo 5mm de diâmetro de cerâmica Empress Esthetic com 0,6mm de espessura recoberta com 0,5mm de cerâmica Empress Esthetic Veneer na cor A3 e a dureza será avaliada diretamente sobre o agente cimentante. Para o teste de Microcisalhamento serão cimentados blocos cerâmicos de Empress Esthetic Veneer sobre a superfície dental no formato de cilíndro medindo 1mm de diâmetro e 3mm de comprimento. Após a cimentação as amostras serão submetidas à tensão de cisalhamento. Para a nanoinfiltração as amostras serão coradas com nitrato de prata e colocadas em solução reveladora para análise em microscopia eletrônica de varredura. Os resultados serão tabelados e analisados estatisticamente. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PRIETO, LUCIA TRAZZI; SOUZA-JUNIOR, EDUARDO JOSE; PIMENTA ARAUJO, CINTIA TEREZA; LIMA, ADRIANO FONSECA; DOS SANTOS DIAS, CARLOS TADEU; MAFFEI SARTINI PAULILLO, LUIS ALEXANDRE. Knoop Hardness and Effectiveness of Dual-Cured Luting Systems and Flowable Resin to Bond Leucite-Reinforced Ceramic to Enamel. JOURNAL OF PROSTHODONTICS-IMPLANT ESTHETIC AND RECONSTRUCTIVE DENTISTRY, v. 22, n. 1, p. 54-58, JAN 2013. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.