Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo epidemiológico-experimental dos efeitos do material particulado proveniente da combustão da biomassa das lavouras de cana-de-açúcar sobre a saúde humana e animal

Processo: 08/02767-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2009 - 31 de agosto de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Convênio/Acordo: CNPq - PPSUS
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Pereira
Beneficiário:Antonio Carlos Pereira
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Odontologia em saúde coletiva  Produção vegetal  Queimada  Cana-de-açúcar  Sistema respiratório  Poluentes do ar  Piracicaba (SP) 

Resumo

O objetivo do presente estudo é analisar os efeitos deletérios do material particulado inalável proveniente da combustão da biomassa das lavouras de cana-de-açúcar sobre aparelho respiratório e mastigatório de ratos Wistar, e o impacto deste poluente sobre os índices de morbi-mortalidade cardio-respiratórios humano. Analisar, no estudo experimental, o comprometimento no desenvolvimento do aparelho respiratório dos ratos Wistar através da avaliação morfométrica pulmonar, avaliação de danos histopatológicos nas vias aéreas superiores e inferiores, e avaliação na redução da competência inflamatória pulmonar e dos tecidos da cavidade bucal pela análise imunohistoquímica para citocinas (GRO-±, IL-1², IL-4, IL-6, IL-10, IFN-³, IL-13, TNF-±) e análise de celularidade para tecido pulmonar, averiguando número e tipo de células presentes. Almeja-se também, no estudo epidemiológico, averiguar a existência de uma correlação linear entre o aumento da concentração do poluente inalável (PM10 - 0,1µm) proveniente da combustão da biomassa da palha da cana-de-açúcar e o aumento nos índices de morbi-mortalidade cardio-respiratória, quantificados pela autorização de internação hospitalar (AIH) e boletim de óbito (BO), quando comparado seu risco relativo (RR) e razão de chance OR (Odds Ratio) dos eventos, entre os períodos de safra e entressafra, na população de Piracicaba, Estado de São Paulo, Brasil. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA, L. E. N.; MUNIZ, B. V.; BITTAR, T. O.; BERTO, L. A.; FIGUEROBA, S. R.; GROPPO, F. C.; PEREIRA, A. C. Effect of particles of ashes produced from sugarcane burning on the respiratory system of rats. Environmental Research, v. 135, p. 304-310, NOV 2014. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.