Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do potencial regenerativo das células progenitoras adultas provenientes do ligamento periodontal de humanos

Processo: 08/01000-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2008 - 30 de junho de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Enilson Antonio Sallum
Beneficiário:Enilson Antonio Sallum
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Regeneração tecidual guiada periodontal  Ligamento periodontal  Células-tronco mesenquimais  Expressão gênica  Análise de sequência com séries de oligonucleotídeos  Reação em cadeia por polimerase (PCR) 

Resumo

Diante da possibilidade de se empregar populações de células mesenquimais indiferenciadas obtidas a partir do ligamento periodontal no tratamento de lesões periodontais, visando a completa regeneração dos tecidos periodontais de sustentação (ligamento periodontal, osso alveolar e cemento dental), este estudo terá como objetivo avaliar comparativamente populações de células mesenquimais indiferenciadas, previamente isoladas a partir de ligamento periodontal de dentes permanentes e decíduos, em relação: a) ao potencial in vitro de diferenciação celular, b) ao padrão de modulação celular frente a fatores envolvidos na formação e regeneração dos tecidos periodontais (in vitro) e c) a capacidade regenerativa destas células (in vivo). Após a obtenção da cultura de células mesenquimais indiferenciadas do ligamento periodontal de dentes permanentes e decíduos (células CD105+ CD34- CD45-) e da caracterização fenotípica quanto a expressão de marcadores STRO-1, CD105, CD166 e Oct-4, estas células serão avaliadas em relação ao potencial de diferenciação em linhagens ostogênicas, adipogências e condrogênicas, além da formação de nódulos minerais e da atividade da telomerase. A seguir, as células CD105+ CD34- CD45- serão tratadas com BMP-2 e FGF-8, e avaliadas quanto expressão de genes envolvidos na formação dos tecidos dentários (PCRq). In vivo, as células serão transplantadas em bolsas subcutâneas no dorso de camundongos imunosuprimidos e em defeitos periodontais criados em ratos imunodeficientes, para avaliar a formação de tecidos mineralizados ectopicamente e o seu potencial em relação à regeneração dos tecidos periodontais de sustentação, respectivamente, por meio de análises histomorfométrica. Além disso, as células transplantadas no defeito periodontal serão capturadas em diferentes períodos, utilizando-se o "Laser Capture Microdissection", e estas serão avaliadas quanto a expressão de genes relacionados à diferenciação celular por meio das técnicas de Microarray e PCRq. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVERIO, KARINA GONZALES; RODRIGUES, THAISANGELA LOPES; DELA COLETTA, RICARDO; BENEVIDES, LUCIANA; DA SILVA, JOAO SANTANA; CASATI, MARCIO ZAFFALON; SALLUM, ENILSON ANTONIO; NOCITI, JR., FRANCISCO HUMBERTO. Mesenchymal Stem Cell Properties of Periodontal Ligament Cells From Deciduous and Permanent Teeth. Journal of Periodontology, v. 81, n. 8, p. 1207-1215, AUG 2010. Citações Web of Science: 65.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.