Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do potencial regenerativo das células progenitoras adultas provenientes do ligamento periodontal de humanos

Resumo

Diante da possibilidade de se empregar populações de células mesenquimais indiferenciadas obtidas a partir do ligamento periodontal no tratamento de lesões periodontais, visando a completa regeneração dos tecidos periodontais de sustentação (ligamento periodontal, osso alveolar e cemento dental), este estudo terá como objetivo avaliar comparativamente populações de células mesenquimais indiferenciadas, previamente isoladas a partir de ligamento periodontal de dentes permanentes e decíduos, em relação: a) ao potencial in vitro de diferenciação celular, b) ao padrão de modulação celular frente a fatores envolvidos na formação e regeneração dos tecidos periodontais (in vitro) e c) a capacidade regenerativa destas células (in vivo). Após a obtenção da cultura de células mesenquimais indiferenciadas do ligamento periodontal de dentes permanentes e decíduos (células CD105+ CD34- CD45-) e da caracterização fenotípica quanto a expressão de marcadores STRO-1, CD105, CD166 e Oct-4, estas células serão avaliadas em relação ao potencial de diferenciação em linhagens ostogênicas, adipogências e condrogênicas, além da formação de nódulos minerais e da atividade da telomerase. A seguir, as células CD105+ CD34- CD45- serão tratadas com BMP-2 e FGF-8, e avaliadas quanto expressão de genes envolvidos na formação dos tecidos dentários (PCRq). In vivo, as células serão transplantadas em bolsas subcutâneas no dorso de camundongos imunosuprimidos e em defeitos periodontais criados em ratos imunodeficientes, para avaliar a formação de tecidos mineralizados ectopicamente e o seu potencial em relação à regeneração dos tecidos periodontais de sustentação, respectivamente, por meio de análises histomorfométrica. Além disso, as células transplantadas no defeito periodontal serão capturadas em diferentes períodos, utilizando-se o "Laser Capture Microdissection", e estas serão avaliadas quanto a expressão de genes relacionados à diferenciação celular por meio das técnicas de Microarray e PCRq. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVERIO, KARINA GONZALES; RODRIGUES, THAISANGELA LOPES; DELA COLETTA, RICARDO; BENEVIDES, LUCIANA; DA SILVA, JOAO SANTANA; CASATI, MARCIO ZAFFALON; SALLUM, ENILSON ANTONIO; NOCITI, JR., FRANCISCO HUMBERTO. Mesenchymal Stem Cell Properties of Periodontal Ligament Cells From Deciduous and Permanent Teeth. Journal of Periodontology, v. 81, n. 8, p. 1207-1215, AUG 2010. Citações Web of Science: 62.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.