Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da ciclagem mecanica, do material, e do retorque de parafusos, na sua estabilidade em proteses multiplas sobre implantes com dois niveis de desajuste.

Processo: 09/51423-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2009 - 30 de setembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Marcelo Ferraz Mesquita
Beneficiário:Marcelo Ferraz Mesquita
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Parafusos protéticos  Ciclagem mecânica 

Resumo

O objetivo deste estudo será avaliar o efeito da composição da liga (titânio e ouro) e retorque dos parafusos protéticos, no torque de afrouxamento destes, sob dois níveis de desajuste de próteses múltiplas implanto-retidas em diferentes condições de simulação da mastigação. Serão confeccionadas 10 próteses mandibulares implanto-suportadas com dois níveis de adaptação, através da confecção de 20 modelos em gesso (n=10): adaptação passiva; e próteses com desajuste. Para simular o desajuste vertical, serão utilizados anéis interpostos entre os cilindros da infra-estrutura e os análogos, com o objetivo de obter média de 200μm de desajuste no teste do parafuso único. Os análogos serão incluídos em resina fotoelástica, utilizando delineador. Para quantificar os valores de desajuste vertical, será utilizado um microscópio óptico comparador (120x). O torque de afrouxamento será avaliado utilizando parafusos fabricados em liga de titânio (Ti) ou ouro (Au). Serão avaliadas duas técnicas de aperto dos parafusos: 1) sem retorque - torque inicial de aperto (10 Nem); 2) com retorque - torque inicial de aperto (10 Nem) e re-aperto (10 Nem), 10 minutos após o torque inicial. O torque de afrouxamento será realizado utilizando torquímetro digital, após simulação de duas situações de uso clínico das próteses, através de ciclagem mecânica: 1) 6 meses, avaliação do torque de afrouxamento, re-aperto dos parafusos, mais 6 meses de simulação e nova avaliação do torque de afrouxamento; e 2) 1 ano e avaliação do torque de afrouxamento. Os resultados serão analisados e submetidos à análise estatística mais apropriada. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FARINA, ANA PAULA; SPAZZIN, ALOISIO ORO; COSTA NUNEZ PANTOJA, JULIANA MARIA; XEDIEK CONSANI, RAFAEL LEONARDO; MESQUITA, MARCELO FERRAZ. An In Vitro Comparison of Joint Stability of Implant-Supported Fixed Prosthetic Suprastructures Retained with Different Prosthetic Screws and Levels of Fit Under Masticatory Simulation Conditions. INTERNATIONAL JOURNAL OF ORAL & MAXILLOFACIAL IMPLANTS, v. 27, n. 4, p. 833-838, JUL-AUG 2012. Citações Web of Science: 13.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.