Busca avançada
Ano de início
Entree

Saúde bucal e sua associação com indicadores sociais e do estado nutricional em idosos de Campinas, São Paulo

Processo: 09/51455-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2009 - 31 de janeiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontologia Social e Preventiva
Pesquisador responsável:Maria da Luz Rosario de Sousa
Beneficiário:Maria da Luz Rosario de Sousa
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Perda de dente  Idosos  Estado nutricional  Índice de massa corporal 

Resumo

Uma saúde bucal precária, representada pela perda dentária, provoca significativas mudanças na seleção do alimento a ser consumido pelos idosos. Tal escolha acarreta a exclusão de certos alimentos, geralmente os de alto valor nutricional, e, em alguns casos, a substituição destes por outros de alto valor calórico e de fácil ingestão/mastigação, levando os indivíduos a baixo peso ou a sobrepeso/obesidade. Pela ausência de informações na literatura sobre a relação saúde bucal e nutrição, o objetivo deste estudo é avaliar se estado de saúde bucal precário é indicador de risco à má nutrição medida por meio do índice de Massa Corporal (IMC) em idosos, considerando a prática de atividade física e o fenótipo de fragilidade em Campinas, SP. Esse projeto utilizará dados secundários, com base nos coletados pelo estudo populacional, multicêntrico e multidisciplinar promovido pela Rede de Pesquisa sobre Fragilidade em Idosos Brasileiros (Rede FIBRA) durante o período de 2008/2009. Foram analisados 601 idosos, homens e mulheres, sem distinção de gênero, residentes na comunidade, da cidade de Campinas. As variáveis de interesse de natureza sócio-demográfica, de saúde bucal, de acesso aos serviços odontológicos, de atividade física, de fragilidade e de antropometria foram coletadas. As associações com os desfechos baixo peso e sobrepeso / obesidade serão ajustadas por meio das regressões multivariadas para as variáveis. Todas as análises serão realizadas com o programa SPSS XX (SPSS inc., Chicago, EUA). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HELENA DO NASCIMENTO, TORRES LUISA; DIAS, SILVA DEBORA; LIBERALESSO, NERI ANITA; BALBINOT, HILGERT JULIANA; NEVES, HUGO FERNANDO; DA LUZ ROSARIO, SOUSA MARIA. Association between underweight and overweight/obesity with oral health among independently living Brazilian elderly. NUTRITION, v. 29, n. 1, p. 152-157, JAN 2013. Citações Web of Science: 25.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.