Busca avançada
Ano de início
Entree

Historia natural quantitativa da erva-de-passarinho psittacanthus robustus (loranthaceae) em uma area de campo rupestre: interacoes com hospedeiras, mutualistas e antagonistas.

Processo: 07/59444-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2008 - 30 de abril de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Teórica
Pesquisador responsável:Wesley Rodrigues Silva
Beneficiário:Wesley Rodrigues Silva
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Polinização  Formigas  Loranthaceae  Dispersão de sementes  Parasitismo  Aves 

Resumo

Psittacanthus robustus Mart. 1830 (Loranthaceae) é uma planta hemiparasita de ampla distribuição no bioma do Cerrado e que apresenta uma alta especificidade de parasitismo em representantes da família Vochysiaceae. É fonte de recurso utilizada por uma gama de herbívoros, incluindo hemípteros fitófagos produtores de exudatos, que são atendidos por formigas. Suas flores são polinizadas por beija-flores e suas sementes são dispersas por pássaros. Este estudo tem como objetivo central investigar de forma qualitativa e quantitativa aspectos da história natural de P. robustus em uma área de afloramentos rochosos na Serra do Cipó, Minas Gerais. Será realizado no ecossistema de Campos Rupestres, importante centro de endemismo vegetal que abriga uma grande diversidade de flora, com expressiva proporção de espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. Serão avaliadas a prevalência e a intensidade de infestação por P. robustus nos seus distintos estádios ontogênicos entre as distintas espécies de hospedeiras em 12 quadrantes de 100 x 100 metros (1 ha). Será investigada a influência do fogo na quantidade e qualidade de produção de flores, frutos e sementes em parasitas crescendo sobre distintas hospedeiras. Por meio de uma abordagem observacional e experimental será avaliada a importância da polinização cruzada, o efeito da interação dos hemípteros e formigas sobre a produção de néctar, no comportamento dos polinizadores e suas conseqüências na reprodução de P. robustus. A variação espacial e temporal da dispersão de sementes e o comportamento dos dispersores serão avaliados em conjunto com experimentos de remoção de parasitas e de infestação manual para compreender os processos relacionados ao padrão de distribuição de P. robustus sobre suas hospedeiras. (AU)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUERRA, TADEU J.; PIZO, MARCO A.; SILVA, WESLEY R. Host specificity and aggregation for a widespread mistletoe in Campo Rupestre vegetation. FLORA, v. 238, n. SI, p. 148-154, JAN 2018. Citações Web of Science: 2.
GUERRA, T. J.; GALETTO, L.; SILVA, W. R. Nectar secretion dynamic links pollinator behavior to consequences for plant reproductive success in the ornithophilous mistletoe Psittacanthus robustus. Plant Biology, v. 16, n. 5, p. 956-966, SEP 2014. Citações Web of Science: 10.
VANIN, SERGIO A.; GUERRA, TADEU J. A remarkable new species of flesh-fly mimicking weevil (Coleoptera: Curculionidae: Conoderinae) from Southeastern Brazil. Zootaxa, n. 3413, p. 55-63, AUG 7 2012. Citações Web of Science: 4.
GUERRA, T. J.; CAMAROTA, F.; CASTRO, F. S.; SCHWERTNER, C. F.; GRAZIA, J. Trophobiosis between ants and Eurystethus microlobatus Ruckes 1966 (Hemiptera: Heteroptera: Pentatomidae) a cryptic, gregarious and subsocial stinkbug. Journal of Natural History, v. 45, n. 17-18, p. 1101-1117, 2011. Citações Web of Science: 12.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.