Busca avançada
Ano de início
Entree

Biologia floral e reprodutiva do gênero Cirrhaea Lindl. (Orchidaceae) e evolução dos sistemas de polinização em stanhopeinae

Processo: 07/55591-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2008 - 31 de julho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Marlies Sazima
Beneficiário:Marlies Sazima
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP, Brasil
Assunto(s):Filogenia  Orchidaceae  Biologia reprodutiva 

Resumo

O gênero Cirrhaea Lindl. inclui 5 espécies distribuídas principalmente pela região sudeste do Brasil. Será estudada a fenologia a biologia floral e reprodutiva das espécies de Cirrhaea, bem como a morfo-anatomia das estruturas secretoras. Observações e campo serão realizadas para investigar os polinizadores e os mecanismos de polinização das espécies. Flores frescas serão coletadas e fixadas para os estudos morfo-anatômicos. Serão feitos tratamentos de polinização para verificar o sistema reprodutivo. A quantidade de sementes potencialmente viáveis obtidas em cada tratamento, bem como a taxa de frutificação em ambiente natural para avaliar o sucesso reprodutivo serão determinados. Os dados obtidos aqui para as espécies de Cirrhaea serão acrescidos aos publicados para os demais gêneros de Stanhopeinae para a elaboração de um estudo sobre a evolução dos sistemas de polinização da subtribo. Para o estudo da evolução dos sistemas de polinização será elaborada uma hipótese filogenética através de caracteres morfo-anatômicos e obtidos a partir do seqüenciamento das regiões trnL-F e matK do DNA de cloroplasto e ITS do DNA nuclear para as espécies de Cirrhaea e utilizadas as seqüências do GenBank para as demais espécies de Stanhopeinae. Estes resultados serão complementados com os dados moleculares sobre a filogenia dos polinizadores deste grupo de orquídeas, obtida em literatura. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PANSARIN, LUDMILA M.; PANSARIN, EMERSON R.; GERLACH, GUENTER; SAZIMA, MARLIES. The Natural History of Cirrhaea and the Pollination System of Stanhopeinae (Orchidaceae). INTERNATIONAL JOURNAL OF PLANT SCIENCES, v. 179, n. 6, p. 436-449, JUL-AUG 2018. Citações Web of Science: 0.
PANSARIN, LUDMILA M.; PANSARIN, EMERSON R.; SAZIMA, MARLIES. Osmophore structure and phylogeny of Cirrhaea (Orchidaceae, Stanhopeinae). Botanical Journal of the Linnean Society, v. 176, n. 3, p. 369-383, NOV 2014. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.