Busca avançada
Ano de início
Entree

Espectroscopia funcional por ressonância magnética (fMRS)

Processo: 09/10046-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2009 - 30 de novembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Gabriela Castellano
Beneficiário:Gabriela Castellano
Instituição-sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ressonância magnética  Lactatos 

Resumo

Aplicações da técnica de espectroscopia por ressonância magnética (MRS) no ambiente clínico para estudos do metabolismo cerebral vêm aumentando nos últimos anos, tanto em situações normais quanto patológicas. No entanto, esta é uma técnica que aplicada in vivo, sofre de uma série de problemas que resultam em baixa razão sinal-ruído (SNR), o que é contornado fazendo-se um número grande de medidas espectrais, ou seja, sacrificando-se a resolução temporal. Devido ao desenvolvimento e avanço de técnicas funcionais para estudo do cérebro (como a técnica de ressonância magnética funcional (fMRI), o uso conjugado de fMRI e eletroencefalografia (EEG), a tomografia óptica de difusão no infra-vermelho próximo (NIR-DOT), e a magnetoencefalografia (MEG)), tem surgido interesse crescente no desenvolvimento de uma versão funcional da MRS (fMRS), que possa fornecer informação dinâmica sobre os caminhos metabólicos da função cerebral. No entanto, devido justamente ao compromisso mencionado entre SNR e resolução temporal existente para a MRS, as tentativas encontradas na literatura para a implementação de uma fMRS são relativamente escassas, com propostas divergentes e resultados controversos. Em grande parte estes resultados controversos se referem à variação de lactato, metabólito associado ao metabolismo energético anaeróbico, durante a execução de tarefas cognitivas. Portanto, a finalidade deste projeto é desenvolver protocolos para a realização de experimentos de fMRS, no scanner de ressonância magnética (MR) de 3.0 T do Hospital das Clínicas (HC) da UNICAMP, adquirido através do projeto CInAPCe; assim como desenvolver metodologias para pós-processamento e análise dos sinais adquiridos. Pretende-se com isso obter informação complementar àquela obtida através de outras técnicas funcionais já utilizadas por nosso grupo (Grupo de Neurofísica, Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia, Instituto de Física Gleb Wataghin, UNICAMP) para o estudo do cérebro, como a fMRI, a EEG, e a NIR-DOT; e como conseqüência, tentar contribuir novos achados no que se refere ao papel do lactato na execução de tarefas cognitivas. Para isso estamos solicitando financiamento de dois computadores para processamento dos dados de fMRS coletados (e também dos dados de MRI e fMRI associados), que serão utilizados pela pesquisadora e por um aluno de mestrado vinculado a este projeto. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LANDIM, RICARDO C. G.; EDDEN, RICHARD A. E.; FOERSTER, BERND; LI, LI MIN; COVOLAN, ROBERTO J. M.; CASTELLANO, GABRIELA. Investigation of NAA and NAAG dynamics underlying visual stimulation using MEGA-PRESS in a functional MRS experiment. MAGNETIC RESONANCE IMAGING, v. 34, n. 3, p. 239-245, APR 2016. Citações Web of Science: 15.
BARRETO, FELIPE R.; COSTA, THIAGO B. S.; LANDIM, RICARDO C. G.; CASTELLANO, GABRIELA; SALMON, CARLOS E. G. P-31-MRS Using Visual Stimulation Protocols with Different Durations in Healthy Young Adult Subjects. Neurochemical Research, v. 39, n. 12, p. 2343-2350, DEC 2014. Citações Web of Science: 3.
CASTELLANO, G.; DIAS, C. S. B.; FOERSTER, B.; LI, L. M.; COVOLAN, R. J. M. NAA and NAAG variation in neuronal activation during visual stimulation. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 45, n. 11, p. 1031-1036, NOV 2012. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.