Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da qualidade da água subterrânea em antigos locais de cultivo de cana-de-açúcar e disposição de vinhaça: assentamento Sepé Tiaraju, Serrana, SP

Processo: 07/05323-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2008 - 31 de janeiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Sueli Yoshinaga Pereira
Beneficiário:Sueli Yoshinaga Pereira
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Hidrogeologia  Hidrogeoquímica  Águas subterrâneas  Aquíferos  Assentamento rural 

Resumo

A presente proposta visa avaliar as transformações da qualidade da água subterrânea em antigos locais de cultivo de cana de açúcar em assentamento do INCRA. Na região estudada situa-se um dos aqüíferos produtivos do estado, com moderada a alta vulnerabilidade das águas a contaminação. O sistema aqüífero Guarani apresenta-se livre nas áreas do assentamento e constitui-se de fonte de suprimento de águas para a comunidade. O levantamento da situação deste recurso hídrico em áreas que apresentam um histórico de cultivo, a caracterização hidrogeológica, hidrogeoquímica, estudos da qualidade das águas subterrâneas e a avaliação dos processos físico-químicos atuantes e os processos de atenuação, são as atividades principais a serem desenvolvidas. A transmissão do conhecimento da situação e a participação da comunidade estão previstas para que a experiência adquirida resulte em programas e políticas (INCRA) para os demais assentamentos. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREIRA, Sueli Yoshinaga. Avaliação do impacto ambiental em Brownfield Rural no Assentamento Sepé Tiaraju : Serra Azul-SP. 2017. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.