Busca avançada
Ano de início
Entree

Sorção de medicamentos de uso veternário em solos brasileiros

Processo: 09/17470-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2010 - 31 de outubro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Anne Helene Fostier
Beneficiário:Anne Helene Fostier
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):10/09421-0 - Estudo de sorção de Enrofloxacina em solos do Estado de São Paulo, BP.TT
Assunto(s):Análise química  Poluição ambiental  Sorção  Solos 

Resumo

Os medicamentos de uso veterinário são amplamente utilizados na cadeia de produção animal. Uma vez administrados aos animais, estes compostos são excretados na sua forma original, ou como metabólitos. Desta forma, grandes quantidades de produtos veterinários e de seus metabólitos são depositadas em solos por via de urina, fezes e esterco utilizado como fertilizante dos solos. A sua dispersão no meio ambiente (água subterrâneas e superficiais, solos, sedimentos, atmosfera) depende da sua mobilidade e, portanto, da sua capacidade de sorção (adsorção/dessorção) no solo. Este projeto tem como objetivo principal estudar a sorção de alguns medicamentos de uso veterinário das classes das fluoroquiolonas (enrofloxacina), avermectinas (ivermectina) e benzimidazois (tiabendazol), em quatro solos típicos do Estado de São Paulo, avaliando a influência de diferentes parâmetros, tais como: concentração de matéria orgânica, pH, Capacidade de Troca Catiônica, e granulometria do solo, bem como concentração de carbono orgânico dissolvido e principalmente pH da solução de solo. A mobilidade dos produtos será inicialmente avaliada através da determinação dos valores de coeficiente de sorção (Kd) para cada produto e cada solo, o qual é definido como sendo a razão entre as concentrações do produto na fase sorvente (solo) e na fase aquosa (solução de solo) no equilíbrio. Com a finalidade de avaliar a influência do pH sobre a mobilidade dos produtos, os valores de Kd serão também determinados para diferentes valores de pH da solução de solo. Para os compostos ionizáveis (enrofloxacina e tiabendazol), estes experimentos permitirão avaliar a influência da especiação sobre a mobilidade. Os valores de Kd serão calculados a partir das isotermas de sorção a serem construídas a partir dos resultados de experimentos em bateladas conforme método 106 da OCDE. Para a determinação da concentração dos produtos na solução de solo, métodos analíticos serão inicialmente desenvolvidos e validados. Serão utilizados métodos por espectrofotometria UV-Vis ou de fluorescência e/ou cromatografia liquida de alta eficiência com detecção UV-VIS e /ou fluorescência, associados a um pretratamento das amostras por extração em fase sólida. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA NETO, ODILON FRANCA; ARENAS, ALEJANDRO YOPASA; FOSTIER, ANNE HELENE. Sorption of thiabendazole in sub-tropical Brazilian soils. Environmental Science and Pollution Research, v. 24, n. 19, SI, p. 16503-16512, JUL 2017. Citações Web of Science: 3.
ALESSANDRA PAULA VIEIRA; SUSANNE RATH; ANNE HÉLÈNE FOSTIER. Sorption of Sulfachloropyridazine in Brazilian Soils. Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 28, n. 1, p. 158-167, Jan. 2017. Citações Web of Science: 3.
RATH, SUSANNE; PEREIRA, LEANDRO ALVES; DAL BOSCO, SANDRA MARIA; MANIERO, MILENA GUEDES; FOSTIER, ANNE HELENE; GUIMARAES, JOSE ROBERTO. Fate of ivermectin in the terrestrial and aquatic environment: mobility, degradation, and toxicity towards Daphnia similis. Environmental Science and Pollution Research, v. 23, n. 6, p. 5654-5666, MAR 2016. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.