Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação do perfil metabólico de biomarcadores de câncer de próstata por eletroforese capilar usando uma abordagem de sistema biomolecular

Processo: 08/11195-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2009 - 30 de abril de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Convênio/Acordo: NSF - Universidades Americanas (Química)
Pesquisador responsável:Ana Valéria Colnaghi Simionato Cantu
Beneficiário:Ana Valéria Colnaghi Simionato Cantu
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Eletroforese capilar  Biomarcadores  Diagnóstico precoce  Neoplasias da próstata  Biomarcadores tumorais 

Resumo

A incidência da neoplasia na população mundial vem causando elevado número de óbitos, independentemente da idade, sexo, raça ou classe social do indivíduo. O diagnóstico precoce e preciso da doença é necessário para um tratamento seguro e apropriado, assim como a redução do número de óbitos. Neste projeto, serão investigados biomarcadores de câncer de próstata através do perfil metabólico de pacientes e voluntários saudáveis, por uma abordagem de sistema biomolecular. O interesse na área metabolômica pode ser em partes atribuído à complementaridade das informações geradas sobre um determinado sistema, em relação às demais áreas "ômicas" (como transcriptoma e proteoma). Os metabólitos / biomarcadores tumorais aqui pesquisados são nucleosídeos modificados. As amostras serão obtidas de indivíduos recém-diagnosticados com câncer por biópsia e amostras controles de voluntários sadios, doadores de sangue no Hemocentro - Unicamp. As amostras de soro sanguíneo fornecidas serão previamente analisadas por imunoensaios para antígeno específico da próstata (PSA) no Hospital das Clínicas - Unicamp. As mesmas serão então analisadas por eletroforese capilar, após desenvolvimento prévio dos métodos de análise com padrões analíticos dos compostos em estudo. Os dados obtidos serão avaliados por análise multivariada para determinação do perfil de biomarcadores de câncer de próstata, bem como seu avanço, a fim de contestar ou corroborar com os diagnósticos obtidos pelos imunoensaios. Assim, o presente projeto apresenta grande relevância por sua aplicabilidade em química analítica, e extrema importância para a saúde pública. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEITAO, AMANDA ARAUJO; MUNIZ DE LACERDA MIRANDA, PAULO CESAR; COLNAGHI SIMIONATO, ANA VALERIA. Simple and rapid CE-UV method for the assessment of trail pheromone compounds of leaf-cutting ants' venom glands. ELECTROPHORESIS, v. 32, n. 9, 1, SI, p. 1074-1079, APR 2011. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.