Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da diversidade de fungos da reserva biológica e Estação Experimental de Mogi Guaçu, SP

Resumo

A "Reserva Biológica e Estação Experimental de Mogi Guaçu", Unidade de Conservação localizada no município de Mogi Guaçu, Estado de São Paulo, apresenta duas glebas designadas de ária "A" e área "B", as quais representam dois dos grandes fragmentos de cerrado do Estado. Estudos com fungos em áreas de cerrado são ainda escassos no Brasil. Em virtude da intensa degradação que este bioma vem sofrendo e da abrangente importância dos fungos para a manutenção e equilíbrio dos ecossistemas, verifica-se a necessidade de outros estudos, no intuito de se contribuir para a ampliação do conhecimento da ocorrência e distribuição deste grupo de organismos e entendimento de sua atuação no bioma em questão. Considerando-se estes fatores, o presente projeto tem como objetivos, avaliar e comparar a diversidade da micota zoospórica e de zigomicetos a partir de um levantamento a ser realizado nas áreas "A" e "B" da Reserva, em diferentes estações do ano e correlacionar a ocorrência e distribuição da micota com os fatores ambientais analisados. Para isto, durante um ano, serão realizadas quatro coletas de água, folhedo e solo em diferentes estações climáticas (duas em época seca e duas na chuvosa). Para o isolamento dos fungos zoospóricos será utilizada a técnica de iscagem múltipla, que consiste na coleta de amostras de água e solo com posterior iscagem em laboratório utilizando-se substratos celulósicos, quitinosos e queratinosos. O isolamento de Zygomycetes, a partir das amostras de solo e folhedo, será realizado por intermédio das técnicas de placa de solo e de dossel de folhedo, respectivamente. Os espécimes isolados serão identificados, preservados, fotografados e, táxons primeiras citações para o Brasil, descritos, comentados e ilustrados. A diversidade da micota das duas áreas e das duas estações climáticas será avaliada por intermédio de índices quantitativos de riqueza, diversidade e uniformidade, sendo comparada pelo índice de similaridade de Sárensen. Para a correlação dos fatores ambientais com a micota, será efetuada a análise de componentes principais (ACP). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (6)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA, JOSE IVANILDO; MARANO, AGOSTINA VIRGINIA; AMORIM PIRES-ZOTTARELLI, CARMEN LIDIA; CHAMBERGO, FELIPE SANTIAGO; HARAKAVA, RICARDO. A new species of Backusella (Mucorales) from a Cerrado reserve in Southeast Brazil. MYCOLOGICAL PROGRESS, v. 13, n. 4, p. 975-980, NOV 2014. Citações Web of Science: 7.
NASCIMENTO, CRISTIANE DE A.; GOMES, EDUARDO P. C.; DE SOUZA, JOSE I.; PIRES-ZOTTARELLI, CARMEN LIDIA A. Zoosporic true fungi and heterotrophic straminipiles assemblages from soil of Brazilian Cerrado areas. Fungal Ecology, v. 5, n. 2, p. 114-123, APR 2012. Citações Web of Science: 5.
DE SOUZA, JOSE IVANILDO; AMORIM PIRES-ZOTTARELLI, CARMEN LIDIA; DOS SANTOS, JAILSON FRANCISCO; COSTA, JANAINA PINHEIRO; HARAKAVA, RICARDO. Isomucor (Mucoromycotina): a new genus from a Cerrado reserve in state of Sao Paulo, Brazil. Mycologia, v. 104, n. 1, p. 232-241, JAN-FEB 2012. Citações Web of Science: 11.
CRISTIANE DE ALMEIDA NASCIMENTO; CARMEN LIDIA AMORIM PIRES-ZOTTARELLI. Diversidade de fungos zoospóricos da Reserva Biológica de Mogi Guaçu, estado de São Paulo, Brasil. Rodriguésia, v. 63, n. 3, p. -, Set. 2012.
DE SOUZA, JOSE IVANILDO; AMORIM PIRES-ZOTTARELLI, CARMEN LIDIA; DOS SANTOS, JAILSON FRANCISCO; COSTA, JANAINA PINHEIRO. Zygomycetes from ``Reserva Biologica de Mogi Guacu{''}, Sao Paulo State, Brazil. MYCOTAXON, v. 116, p. 303-312, APR-JUN 2011. Citações Web of Science: 3.
NASCIMENTO, CRISTIANE DE ALMEIDA; CABRAL GOMES, EDUARDO PEREIRA; AMORIM PIRES-ZOTTARELLI, CARMEN LIDIA. Occurrence and distribution of zoosporic organisms in water bodies from Brazilian Cerrado. Mycologia, v. 103, n. 2, p. 261-272, MAR-APR 2011. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.