Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização da magnetostricção de ferritas de cobalto

Resumo

A literatura tem mostrado que cerâmicas magnéticas, principalmente as ferritas de cobalto, são apropriadas para a aplicação em sensores baseados na magnetostricção e em efeitos magnetoelásticos sofridos por esses materiais. Em comparação a outros materiais utilizados em transdutores de tais sensores magnetomecânicos, como o Terfenol e outros compostos de ferro com terras-raras, as ferritas apresentam as vantagens do menor custo e da maior resistência à corrosão. O objetivo deste trabalho é propor uma rota de processamento para algumas ferritas de cobalto, de potencial uso em sensores magnetomecânicos de aplicação aeroespacial, de modo a possibilitar a densificação desses materiais empregando-se temperaturas de sinterização mais baixas que as usuais. Ferritas de cobalto não dopadas, ferritas de Co dopadas com Mn e de Ni dopadas com Co serão processadas por meio do método cerâmico convencional, utilizando-se adições de CuO com o objetivo de reduzir a temperatura de sinterização. Serão realizadas as seguintes caracterizações nas ferritas: determinação da densidade relativa, análise microestrutural, análise cristalográfica, levantamento das curvas histerese magnética e medidas de magnetostricção. Os recursos solicitados no projeto a ser submetido totalizam um valor de R$ 37.306,00. São esperados os seguintes resultados: definição da influência de uma pequena adição de cobre nas propriedades magnetoelásticas de algumas ferritas de cobalto; consolidação da parceria entre a USP-EEL e o IEAv na caracterização eletromagnética de materiais; aperfeiçoamento de recursos humanos do IEAv; colaboração na formação de recursos humanos (mestrado, doutorado e iniciação científica). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
V. L. O. BRITO; S. A. CUNHA; F. F. ARAÚJO; J. P. B. MACHADO; M. R. SILVA; C. B. NUNES. Processing and characterization of a Ni-Co ferrite for sensor applications. Cerâmica, v. 61, n. 359, p. 341-349, Set. 2015.
OTHERO DE BRITO, VERA LUCIA; CUNHA, STEPHANIE ALA; LEMOS, LEONARDO VIOLIM; NUNES, CRISTINA BORMIO. Magnetic Properties of Liquid-Phase Sintered CoFe2O4 for Application in Magnetoelastic and Magnetoelectric Transducers. SENSORS, v. 12, n. 8, p. 10086-10096, AUG 2012. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.