Busca avançada
Ano de início
Entree

"diferenças no ritmo de aquisição das habilidades motoras de lactentes nascidos pré-termo e a termo segundo o Test of Infant Motor Performance (TIMP)."

Processo: 07/04589-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2009 - 30 de novembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Eloisa Tudella
Beneficiário:Eloisa Tudella
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Neuropediatria  Desenvolvimento  Lactentes 

Resumo

As aquisições motoras no primeiro ano de vida podem ser influenciadas por diversos fatores de risco quanto ao seu ritmo e padrão, sendo que dentre estes destaca-se a prematuridade associada ou não ao baixo peso ao nascer. Este estudo terá caráter longitudinal e seus objetivos serão estabelecer as diferenças entre o ritmo de aquisição das habilidades motoras de lactentes nascidos pré-termo e a termo, por meio da aplicação do Test of Infant Motor Performance (TIMP) nos 4 primeiros meses de vida, e constatar se este ritmo se mantém aos 6 e 9 e 12 meses de idade por meio da aplicação da escala Alberta Infant Motor Scale (AIMS), que apresenta validade concorrente e preditiva já estabelecidas em relação ao TIMP. Participarão deste estudo 20 recém-nascidos considerados saudáveis, sendo 10 classificados como pré-termo e 10 nascidos a termo, de ambos os sexos. Os lactentes serão selecionados na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia (berçário e unidade de terapia intensiva neonatal) da cidade de Araraquara - SP. A primeira avaliação do recém-nascido será com 40 semanas de idade gestacional podendo realizar-se tanto no berçário da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Araraquara (se o recém-nascido ainda estiver internado) quanto em seu próprio domicílio, onde serão realizadas as avaliações subseqüentes com 1, 2, 3, 4, 6, 9 e 12 meses de idade, sendo corrigida para os bebês pré-termo. As avaliações serão filmadas para possibilitar uma maior acurácia na pontuação apresentada pelas escalas utilizadas como instrumentos da avaliação. A partir dos dados coletados, serão realizadas análises para determinar se houve diferença no ritmo de aquisição das habilidades motoras entre os lactentes nascidos a termo e pré-termo e, havendo, em quais itens específicos da TIMP houve esta diferença, bem como, será também analisado se o padrão motor se mantém estável durante o primeiro ano de vida, isto é, se um bebê com atraso em um determinado comportamento do desenvolvimento motor durante os 4 primeiros meses de vida, manterá este déficit nas avaliações subseqüentes. (AU)