Busca avançada
Ano de início
Entree

Degradação eletroquímica de compostos fenólicos presentes em efluentes da indústria do petróleo

Processo: 09/15361-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2009 - 30 de novembro de 2011
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Luis Augusto Martins Ruotolo
Beneficiário:Luis Augusto Martins Ruotolo
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Tratamento de águas residuárias  Efluentes industriais  Indústria petroquímica  Petróleo  Poluentes orgânicos  Técnicas eletroquímicas 

Resumo

A presença de compostos orgânicos em efluentes industriais se constitui num sério problema ambiental e de saúde humana uma vez que estes compostos em sua maioria são extremamente tóxicos. O tratamento destes efluentes é feito muitas vezes utilizando processos biológicos; entretanto, algumas categorias de compostos, entre eles os fenólicos, são bastante refratárias a este tipo de tratamento e requerem a utilização de tecnologias conhecidas como Processos Oxidativos Avançados, que se baseiam na geração química ou fotoquímica de radicais oxidantes. A tecnologia eletroquímica surgiu como uma alternativa ambientalmente compatível e com vantagens como eliminação de transporte e estocagem de produtos químicos perigosos, diminuição da mão-de-obra e facilidade de controle do processo. Neste trabalho serão estudadas variáveis de projeto e processo importantes para o desenvolvimento de um reator eletroquímico a ser utilizado para o tratamento de águas fenólicas provenientes da refinaria de petróleo de Paulínia (Replan-Petrobras). O processo se baseará na utilização ânodo de diamante dopado com boro para a geração de radicais oxidantes in situ. Utilizando-se reatores com e sem membrana em uma nova configuração que permitirá uma redução do potencial de célula e do consumo energético, serão estudados os efeitos das variáveis densidade de corrente, velocidade de escoamento e concentração de íons cloreto sobre a taxa de degradação dos compostos orgânicos através da medida de demanda química de oxigênio e da concentração de compostos fenólicos totais. Essas variáveis foram escolhidas porque têm efeito direto sobre a transferência de elétrons e transporte de massa que controlam o processo de oxidação eletroquímica. A partir destes resultados e usando-se planejamento fatorial Box-Behnken, a eficácia do reator eletroquímico será avaliada através dos parâmetros rendimento espaço-tempo, eficiência de corrente e consumo energético. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALENCAR DE SOUZA, RENATA BERALDO; MARTINS RUOTOLO, LUS AUGUSTO. Phenol Electrooxidation in Different Supporting Electrolytes Using Boron-Doped Diamond Anodes. International Journal of Electrochemical Science, v. 8, n. 1, p. 643-657, JAN 2013. Citações Web of Science: 13.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.