Busca avançada
Ano de início
Entree

Graftização de anidrido maleico em polipropileno, por processamento reativo, na presença de nanopartículas

Processo: 08/04334-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2008 - 31 de agosto de 2010
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Silvia Helena Prado Bettini
Beneficiário:Silvia Helena Prado Bettini
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Nanopartículas  Polipropilenos  Polímeros (materiais) 

Resumo

A reação de graftização de anidrido maleico em polipropileno (PP) ou funcionalização de PP, por processamento reativo, tem sido uma técnica largamente estudada nas últimas décadas. O objetivo de tal modificação é a introdução de grupos polares na cadeia principal do PP, tornando-o capaz de estabelecer interações físicas e/ou reações químicas com outros materiais (polímeros polares ou cargas inorgânicas), agindo como um agente compatibilizante em sistemas incompatíveis.Porém, a porcentagem de anidrido maleico graftizado em polipropileno, obtida pela técnica de processamento reativo, tem sido baixa, em torno de 1 %, e acompanhada por uma significativa redução da massa molar do polipropileno. Vários estudos têm sido propostos com a finalidade de aumentar a eficiência da reação e a redução da degradação de cadeia do polipropileno, dentre os quais, modificações no sistema químico de reação, modificações dos equipamentos nos quais seriam conduzidas as reações e, por último, a utilização de nanopartículas como "nano-reatores" nas quais os peróxidos, que são comumente utilizados como iniciadores, seriam decompostos e, devido à difusão lenta dos radicais, aumentaria o nível de graftização com redução significativa da degradação do PP. Porém, neste último, as suposições realizadas ainda têm caráter exploratório e estudos mais aprofundados são necessários para um maior entendimento dos processos envolvidos.O presente trabalho tem como objetivo comparar o sistema de graftização convencional com aquele em que utiliza as nanopartículas (argilas orgânicas) na reação de graftização de anidrido maleico em PP e otimizar aquele que se mostrar mais eficiente, com um aprofundamento na discussão dos mecanismos envolvidos na reação. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RIVEROS MUNOZ, PABLO ANDRES; PRADO BETTINI, SILVIA HELENA. Montmorillonite as support for peroxide in the melt grafting of maleic anhydride onto polypropylene. Journal of Applied Polymer Science, v. 133, n. 42 NOV 10 2016. Citações Web of Science: 4.
MUNOZ, P. A. R.; BETTINI, S. H. P. Assessment of the utilization of different peroxide dispersion media on the controlled degradation of polypropylene. Journal of Applied Polymer Science, v. 127, n. 1, p. 87-95, JAN 5 2013. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.