Auxílio à pesquisa 10/05187-3 - Educação infantil, Infância - BV FAPESP
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Educação e sociologia da infância no Brasil: uma genealogia em construção

Processo: 10/05187-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Anete Abramowicz
Beneficiário:Anete Abramowicz
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Andrea Braga Moruzzi ; Carolina Rodrigues de Souza ; Débora de Barros Silveira ; Fabiana de Oliveira ; Gabriela Guarnieri de Campos Tebet ; Lucélio Ferreira Simião
Bolsa(s) vinculada(s):10/15115-0 - Educação e Sociologia da Infância no Brasil: uma genealogia em construção, BP.TT
Assunto(s):Educação infantil  Infância  Sociologia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Criança e Infância | Educação Infantil | gênero e etária | raciais | Relações sociais | Sociologia da Infância | 7.08.07.00 0

Resumo

Título: Educação e Sociologia da Infância no Brasil: uma genealogia em construção. O presente projeto tem como foco central realizar uma genealogia no sentido de compor o campo da sociologia da infância brasileira por meio de um levantamento bibliográfico e análise de artigos e livros publicados a partir de 1947 e de entrevistas que serão realizadas com alguns pesquisadores nacionais vinculados à temática da criança, da infância, da educação infantil e da sociologia da infância. Pretendemos verificar quem são estes pesquisadores, quais são as publicações que apontam como pertencentes à sociologia da infância, quais as metodologias utilizadas, as epistemologias, os referenciais teóricos utilizados, bem como as temáticas que elegem de maneira a configurar o campo da sociologia da infância no Brasil. O recorte temporal foi escolhido por considerarmos o artigo de Florestan Fernandes com o seu trabalho denominado "As 'trocinhas' do Bom Retiro: contribuição ao estudo folclórico e sociológico da cultura e dos grupos infantis" como um marco inicial no Brasil da discussão sobre a cultura da infância. Pretendemos traçar e cartografar a maneira pela qual a sociologia da infância no Brasil foi sendo constituída a partir das publicações dos autores nacionais. O trabalho de natureza teórica pretende apontar a partir dos artigos publicados e das entrevistas que serão realizadas uma configuração do campo da infância, procurando indicar de que maneira este campo se constitui e ao mesmo tempo apontar lacunas e possibilidades de pesquisa na área. (AU)

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