Busca avançada
Ano de início
Entree

Assimilação de aerossóis e gases traço para o modelo ambiental CCATT-BRAMS

Processo: 08/06822-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2008 - 31 de outubro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Meteorologia
Pesquisador responsável:Judith Johanna Hoelzemann
Beneficiário:Judith Johanna Hoelzemann
Instituição-sede: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Química atmosférica  Poluição do ar  Aerossóis  Queimada  Monitoramento ambiental  Satélites 

Resumo

Visa-se por meio deste projeto o estabelecimento de uma base para a continuação da pesquisa e desenvolvimento de um sistema de assimilação química avançado para o modelo numérico ambiental CCATT-BRAMS. O impacto de queimadas na América do Sul na química da atmosfera tem sido assunto de interesse contínuo. Apesar do progresso continuo nos produtos de satélite de ocorrência e extensão das queimadas, as informações quantitativas sobre emissões de aerossóis e de gases traço para os modelos atmosféricos permanecem insuficientes. Espera-se uma redução significativa destas incertezas por meio da assimilação avançada de observações químicas de satélite e in-situ para o modelo.Em agosto de 2006 foi iniciado no Grupo de Modelagem da Atmosfera e Interfaces (GMAI) do INPE o desenvolvimento de um sistema de assimilação de aerossóis e gases traço junto ao modelo atmosférico ambiental CCATT-BRAMS (agora com mecanismo de reatividade química). A expectativa destas atividades de assimilação é melhorar consideravelmente o desempenho químico do modelo, com resultados validados que vão permitir estudos da formação de aerossóis e gases traço de queimadas e seus transportes no hemisfério sul e contribuir para um desempenho melhor da previsão operacional do tempo químico pelo CPTEC/INPE. Os estudos também construirão uma base para o uso do modelo em escala climática no âmbito do desenvolvimento do modelo do sistema terra no CCST / INPE. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HOELZEMANN, JUDITH J.; LONGO, KARLA M.; FONSECA, RAFAEL M.; DO ROSARIO, NILTON M. E.; ELBERN, HENDRIK; FREITAS, SAULO R.; PIRES, CARLOS. Regional representativity of AERONET observation sites during the biomass burning season in South America determined by correlation studies with MODIS Aerosol Optical Depth. JOURNAL OF GEOPHYSICAL RESEARCH, v. 114, JUL 3 2009. Citações Web of Science: 20.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.