Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito dos padrões espaciais do desfloramento na hidrologia da Bacia de Ji-Paraná/RO

Processo: 08/50436-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2008 - 31 de maio de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Meteorologia
Pesquisador responsável:Javier Tomasella
Beneficiário:Javier Tomasella
Instituição-sede: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Precipitação atmosférica  Desmatamento  Ciclo hidrológico  Bacia hidrográfica  Uso do solo  Amazônia 

Resumo

Visando um melhor entendimento do impacto das mudanças de cobertura do solo em bacias de floresta tropical, este projeto propõe um estudo do impacto da fragmentação da floresta nas componentes terrestre e atmosférica do ciclo hidrológico usando simulações numéricas. Pretende-se utilizar o modelo atmosférico regional Eta, e um modelo hidrológico distribuído de macro-bacias (que combina algoritmos do modelo de Grandes Bacias do Instituto de Pesquisas Hidráulicas e do modelo Hidrológico Simples desenvolvido no CPTEC). A área de estudo será a bacia do Rio JiParaná (RO), a qual faz parte do denominado Arco do Desmatamento da Amazônia. Estudos prévios usando séries históricas de vazão sugerem a ausência de impactos da mudança no uso da terra sobre a resposta hidrológica em grandes bacias da Amazônia que perderam uma parte significativa de sua cobertura florestal. Estes resultados podem estar relacionados com o efeito de fragmentação da cobertura vegetal, a qual provoca interações não lineares em escalas maiores. Sendo assim, o objetivo das simulações atmosféricas será analisar o efeito da fragmentação da floresta sobre a variação espacial e temporal da precipitação. As simulações hidrológicas fornecerão informações sobre os processos dinâmicos em diferentes regiões da bacia, permitindo analisar o impacto da perda da floresta nos caminhos do fluxo e na integração da resposta hidrológica. Na análise dos resultados serão considerados os arranjos espaciais da fragmentação da floresta através do uso de índices de métrica da paisagem. Isto permitirá analisar a variação dos efeitos de acordo com o grau e a forma em que a perda da floresta evolui na bacia. O uso dos índices também fornece a possibilidade de que os resultados obtidos sejam relacionados com outros estudos da dinâmica de ocupação do solo na região. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUEZ, DANIEL ANDRES; TOMASELLA, JAVIER. On the ability of large-scale hydrological models to simulate land use and land cover change impacts in Amazonian basins. HYDROLOGICAL SCIENCES JOURNAL-JOURNAL DES SCIENCES HYDROLOGIQUES, v. 61, n. 10, p. 1831-1846, AUG 2016. Citações Web of Science: 13.
RODRIGUEZ, DANIEL ANDRES; CHOU, SIN CHAN; TOMASELLA, JAVIER; DEMARIA, ELEONORA M. C. Impacts of landscape fragmentation on simulated precipitation fields in the Amazonian sub-basin of Ji-Parana using the Eta model. THEORETICAL AND APPLIED CLIMATOLOGY, v. 115, n. 1-2, p. 121-140, JAN 2014. Citações Web of Science: 4.
RODRIGUEZ, DANIEL ANDRES; TOMASELLA, JAVIER; LINHARES, CLAUDIA. Is the forest conversion to pasture affecting the hydrological response of Amazonian catchments? Signals in the Ji-Parana Basin. Hydrological Processes, v. 24, n. 10, p. 1254-1269, MAY 15 2010. Citações Web of Science: 28.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.