Busca avançada
Ano de início
Entree

Controles da Floresta de Mata Atlântica no clima local e regional

Processo: 08/50285-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2008 - 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Meteorologia
Pesquisador responsável:Carlos Afonso Nobre
Beneficiário:Carlos Afonso Nobre
Instituição-sede: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). São José dos Campos, SP, Brasil
Assunto(s):Mata Atlântica  Serra do Mar (SP)  Circulação atmosférica  Uso do solo  Dinâmica do carbono  Mudança climática 
Publicação FAPESP:http://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/Contribuições...climáticas_66_102_102.pdf

Resumo

Esta proposta pretende investigar o controle da floresta da Serra do Mar no clima local regional, por meio de medidas precisas dos processos locais (fluxos de superfície e locais) sobre uma área de floresta de Mata Atlântica em uma microbacia instrumentada no sudeste do Estado de São Paulo. A proposta contará com medidas micrometeorológicas complementares em uma torre de medidas de fluxos turbulentos implementada no projeto temático Composição, estrutura e funcionamento da floresta do Parque Estadual da Serra do Mar, um Sodar proveniente de uma parceria realizada entre a Universidade de São Paulo e a Petrobras. Essas medições serão realizadas em paralelo com os resultados do projeto FAPESP Balanço de carbono na floresta de Mata Atlântica por medidas biométricas e micrometeorológicas e uma rede de estações meteorológicas do projeto Estudo da previsibilidade de eventos extremos na Serra do Mar, visando a refinar o conhecimento da dinâmica das trocas de água e carbono da Mata Atlântica, juntamente com dados do perfil vertical de vento e temperatura obtidos com auxílio de um Sodar. O conjunto de informações levantado promoverá a validação de modelos atmosféricos e a realização de simulações abordando a questão do controle da Mata Atlântica no clima local e regional e tentará responder qual a magnitude da contribuição da floresta no regime climático (temperatura e precipitação) em escala local e regional e se o desmatamento ou a introdução de novas formas de uso da terra (pastos, eucalipto, etc.) poderiam alterar o padrão climático local e regional. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PADGURSCHI, MAIRA C. G.; VIEIRA, SIMONE A.; STEFANI, EDSON J. F.; NARDOTO, GABRIELA B.; JOLY, CARLOS A. Nitrogen input by bamboos in neotropical forest: a new perspective. PeerJ, v. 6, NOV 29 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.