Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise morfofuncional do ileo de camundongos submetidos a fatores estressantes da musculatura esqueletica: exercicio fisico e distrofia muscular de duchenne.

Resumo

Pretendemos estudar o efeito de fatores estressantes da musculatura esquelética na musculatura lisa intestinal, focalizando dois aspectos: o primeiro, relativo aos efeitos do exercício físico no intestino de camundongos C57BL/6; o segundo, relativo às possíveis alterações no intestino em modelo animal de distrofia muscular de Duchenne (camundongos mdx). Do ponto de vista funcional, pretendemos estudar os mecanismos de transdução de sinal, com ênfase na participação de canais iônicos (canais para cálcio e potássio), durante a estimulação da musculatura lisa intestinal por agonistas peptídicos (angiotensina II e bradicinina), e não peptídicos (acetilcolina e/ou carbacol), ou ainda por despolarização (aumento da concentração externa de íons potássio). Para tanto, estudaremos os seguintes aspectos: a) a reatividade intestinal pelo registro isométrico da contração do íleo, b) as correntes iônicas, macroscópicas e unitárias, registradas pela técnica de "patch clamp" em miócitos isolados do íleo, c) avaliação do estresse oxidativo (peroxidação lipídica, oxidação de proteínas e capacidade antioxidante), d) análise morfológica (microscopia óptica e eletrônica de transmissão) e e) as alterações na expressão gênica de canais iônicos que se mostrarem relevantes (real time PCR e Western Blot). O estudo das relações entre alterações da reatividade intestinal, nível de estresse oxidativo e alterações morfológicas em modelos animais de exercício ou fisiopatológicos poderá contribuir com informações importantes para o entendimento funcional do intestino e com possíveis sugestões de condutas terapêuticas em patologias de origem não intestinal, mas com reflexos no comportamento funcional do trato gastrointestinal. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALVES, GABRIEL A.; SILVA, LUISA R.; ROSA, ELOI F.; ABOULAFIA, JEANNINE; FREYMUELLER-HAAPALAINEN, EDNA; SOUCCAR, CADEN; NOUAILHETAS, VIVIANE L. A. Intestine of dystrophic mice presents enhanced contractile resistance to stretching despite morphological impairment. AMERICAN JOURNAL OF PHYSIOLOGY-GASTROINTESTINAL AND LIVER PHYSIOLOGY, v. 306, n. 3, p. G191-G199, FEB 2014. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.