Busca avançada
Ano de início
Entree

Restrição prolongada de sono no período pós-desmame: efeitos tardios sobre o metabolismo

Processo: 10/51192-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2010 - 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição
Pesquisador responsável:Jacqueline Luz
Beneficiário:Jacqueline Luz
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Metabolismo energético  Composição corporal  Obesidade  Privação de sono  Adolescentes 

Resumo

A obesidade é uma doença crônica que afeta adultos e crianças, e é considerada um problema de saúde pública. Vários estudos recentes correlacionam a restrição do tempo de sono com o aumento do índice de massa corporal (IMC), indicando que o encurtamento do tempo de sono é um fator predisponente para o aparecimento da obesidade. Em adultos jovens já foi demonstrado que a redução do tempo total de sono está associada ao aumento da ingestão alimentar. Após a privação de sono, animais se mostram hiperfágicos e apresentam perda de massa corporal, atribuída ao aumento do gasto energético que ocorre durante a privação. Estudo recente mostrou aumento de expressão de UCP1 em tecido adiposo marrom (TAM) de ratos adultos restritos de sono, sendo esta uma via de combate à obesidade em roedores e humanos. A restrição de sono em crianças e adolescentes parece estar fortemente ligada à obesidade. Por isso, objetivamos estudar as possíveis alterações metabólicas devido à restrição de sono em ratos machos adolescentes, por 21 dias. Será determinada a expressão das UCPs e a análise histológica do TAM dos animais, assim como os níveis plasmáticos de diferentes hormônios e composição corporal após a restrição de sono, quando os animais terão 2 meses de vida, e após um, dois e quatro meses de recuperação, quando os animais já serão adultos. Durante os períodos de recuperação, será determinado o balanço energético. A análise estatística será feita por Análise de Variância de duas vias complementada pelo teste de Newman-Keuls (p 0,05). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RIBEIRO-SILVA, NEILA; NEJM, MARIANA BOCCA; AFFONSO DA SILVA, SYLVIA MARIA; SUCHECKI, DEBORAH; LUZ, JACQUELINE. Restriction of rapid eye movement sleep during adolescence increases energy gain and metabolic efficiency in young adult rats. Experimental Physiology, v. 101, n. 2, p. 308-318, FEB 1 2016. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.