Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da diferenciação de células tronco mesenquimais e tumorais em células musculares e neuronais enfatizando-se a sinalização de cálcio e a expressão de marcadores após o transplante num modelo de acidente vascular cerebral

Resumo

Células tronco adultas (CTA) são responsáveis pela manutenção de integridade, reparo e remodelação de tecidos e órgãos adultos lesados. Essas células estão presentes na maioria dos tecidos e em recentes estudos foram identificadas células com características similares às CTA em uma grande variedade de cânceres. As CTA são cada vez mais utilizadas em terapias de diferentes etiologias, como as doenças neurodegenerativas, na isquemia cerebral e cardiovascular, nas doenças do sistema nervoso e o câncer. Em virtude do aumento da incidência dessas patologias a terapia celular promete ser uma terapeutica eficaz, contudo é necessário um estudo mais aprofundado já que não se conhece os mecanismos que governam as CTA na regulação da diferenciação celular. Desse modo, os objetivos do presente projeto são: 1- caracterizar as CT mesenquimais (CTM) e CTA de melanoma, 2- verificar o potencial de transdiferenciação das CTM em células neuronais, 3- analisar a aplicação das CTM em um modelo de acidente vascular cerebral espontâneo, 4- observar o reparo de danos radiobiológicos no músculo liso pelas CTM, 5- aperfeiçoar terapias para erradicar a subpopulação das CT tumorais de melanoma (CTT) responsável por metástases, e 6- identificar a sinalização do cálcio via receptores purinégicos, colinérgicos nicotínicos e glutamatérgicos de células transdiferenciadas de CTM e CTT. Para tanto, utilizaremos técnicas como o RT-PCR, a microscopia de luz e confocal, a citometria de fluxo, o Patch Clamp e a fluorimetria, usando o fluoróforo fura-2/AM. Este trabalho auxiliará no desenvolvimento de um modelo animal observando a recuperação de áres afetadas pelo acidente vascular cerebral, no isolamento e caracterização de CTM e tumoral, proveniente de linhagem de melanoma, e o potencial de transdiferenciação de CTM e CTT em células neuronais funcionais. O projeto contribuirá na compreensão de bases moleculares, células neuronais e musculares. Esperamos ajudar na terapeutica futura identificando a sinalização da sobreviencia e proliferação celular de modo a direcionar estratégias promissoras com a terapia celular. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CLARO, SANDRA; MIYAMOTO OSHIRO, MARIA ETSUKO; MORTARA, RENATO ARRUDA; PAREDES-GAMERO, EDGAR JULIAN; SILVA PEREIRA, GUSTAVO JOSE; SMAILI, SORAYA SOUBHI; FERREIRA, ALICE TEIXEIRA. gamma-Rays-generated ROS induce apoptosis via mitochondrial and cell cycle alteration in smooth muscle cells. International Journal of Radiation Biology, v. 90, n. 10, p. 914-927, OCT 2014. Citações Web of Science: 5.
CALIO, MICHELE LONGONI; MARINHO, DARCI SOUSA; KO, GUI MI; RIBEIRO, RENATA RODRIGUES; CARBONEL, ADRIANA FERRAZ; OYAMA, LILA MISSAE; ORMANJI, MILENE; GUIRAO, TATIANA PINOTI; CALIO, PEDRO LUIZ; REIS, LUCIANA APARECIDA; SIMOES, MANUEL DE JESUS; LISBOA-NASCIMENTO, TELMA; FERREIRA, ALICE TEIXEIRA; ANTONIO BERTONCINI, CLELIA REJANE. Transplantation of bone marrow mesenchymal stem cells decreases oxidative stress, apoptosis, and hippocampal damage in brain of a spontaneous stroke model. Free Radical Biology and Medicine, v. 70, p. 141-154, MAY 2014. Citações Web of Science: 57.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.