Busca avançada
Ano de início
Entree

Marcadores de angiogênese e dopplervelocimetria útero-placentária em pacientes com pré-eclâmpsia

Processo: 09/54729-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2010 - 31 de maio de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Silvia Daher
Beneficiário:Silvia Daher
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Pré-eclâmpsia  Fluxometria por laser-Doppler  Inflamação 

Resumo

A pré-eclâmpsia (PE) ainda é importante causa de morbi-mortalidade materna e perinatal. A fisiopatologia da PE é complexa envolvendo diversos mecanismos, entre eles alterações da angiogênese placentária. Desequilíbrios no balanço entre mediadores pró- e anti-angiogênicos podem desencadear lesão endotelial e consequentemente, as manifestações clínicas características da PE. A secreção exacerbada de Endoglina solúvel (sEng) e tirosina quinase solúvel 1 (sFlt1) pode aumentar a permeabilidade dos vasos e inibir o crescimento vascular. Por sua vez, a menor produção de adiponectina e calcitonina podem comprometer a angiogênese e a neovascularização placentárias. Em concordância, alterações nos níveis destas proteínas são observadas na PE. Gestantes com PE apresentam placentas hipoperfundidas, que podem ser avaliadas por Dopplervelocimetria das artérias uterinas. O valor da análise combinada da Dopplervelocimetria das artérias uterinas e de parâmetros bioquímicos para a predição de PE tem sido investigado. Embora existam controvérsias, os resultados obtidos sugerem que a análise conjunta de fatores pro- e anti-angiogênicos reflete melhor o grau de comprometimento vascular do que sua avaliação isolada. Assim sendo, para tentar esclarecer a fisiopatologia da PE, pretendemos avaliar os níveis de fatores pro-angiogênícos (calcitonina e adiponectina) e anti-angiogênicos (sEng e sFlt1) e analisar a perfusão útero-placentária por meio de dopplervelocimetria das artérias uterinas e umbilical de pacientes com PE comparadas a mulheres saudáveis na mesma idade gestacional. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TOBINAGA, CLARISSA M.; TORLONI, MARIA R.; GUEUVOGHLANIAN-SILVA, BARBARA Y.; PENDELOSKI, KAREN P. T.; AKITA, PATRICIA A.; SASS, NELSON; DAHER, SILVIA. Angiogenic factors and uterine Doppler velocimetry in early- and late- onset preeclampsia. ACTA OBSTETRICIA ET GYNECOLOGICA SCANDINAVICA, v. 93, n. 5, p. 469-476, MAY 2014. Citações Web of Science: 12.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.