Auxílio à pesquisa 09/54509-6 - Gravidez, Diabetes mellitus - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

A função sexual em grávidas com Diabetes mellitus gestacional após 28 semanas de gestação

Processo: 09/54509-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Rosiane Mattar
Beneficiário:Rosiane Mattar
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Gravidez  Diabetes mellitus  Diabetes gestacional  Disfunções sexuais psicogênicas  Sexualidade  Mulheres 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Diabetes Mellitus Gestacional | Disfuncao Sexual Feminina | Gravidez | Sexualidade Feminina

Resumo

Diversas são as transformações bio-psico-sociais que a mulher sofre durante a gestação. Além de precisar se adaptar a elas, descobrir durante a gravidez, ser portadora de uma doença, particularmente do Diabetes Mellitus Gestacional (DMG), pode acarretar modificações intensas em vários aspectos da vida desta gestante. Nossa hipótese é que a gestante com DMG, em comparação com as sem patologias, pode apresentar mais alterações em sua sexualidade, especialmente no terceiro trimestre de gravidez. Essa hipótese baseia-se no fato de que as diabéticas preocupam-se com o peso corporal, a dieta alimentar, a possibilidade do parto ser prematuro, o controle constante do nível glicêmico, crises de hipoglicemia (mesmo durante o ato sexual) e com o bem-estar fetal, além das preocupações e ansiedades da maioria das grávidas a respeito do momento do parto. Uma vez que não existem dados na literatura sobre o tema, o objetivo deste estudo é analisar a função sexual de grávidas com DMG, após 28 semanas de gestação, e compará-la à de gestantes sem patologias. Será realizado estudo descritivo transversal comparando dois grupos: um de gestantes normais e outro de grávidas com DMG, sendo que em ambos os grupos, as mulheres estarão em acompanhamento pré-natal nos Ambulatórios de Pré-natal da Obstetrícia Fisiológica e do Centro de Diabetes, ambos da Escola Paulista de Medicina -UNIFESP. O estudo pretende: 1) Determinar a prevalência de alterações sexuais, na população descrita, através de análise às respostas obtidas nos questionários: FSFI (Female Sexual Function Index) e QS-F (Quociente Sexual - versão feminina); 2) Comparar os escores finais de ambos os instrumentos, e população de estudo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RIBEIRO, MEIRELUCI COSTA; NAKAMURA, MARY UCHIYAMA; SCANAVINO, MARCO DE TUBINO; TORLONI, MARIA REGINA; MATTAR, ROSIANE. Female Sexual Function and Gestational Diabetes. Journal of Sexual Medicine, v. 9, n. 3, p. 786-792, . (09/54509-6)
RIBEIRO, MEIRELUCI COSTA; NAKAMURA, MARY UCHIYAMA; TORLONI, MARIA REGINA; SCANAVINO, MARCO DE TUBINO; SCOMPARINI, FLAVIA BURIN; MATTAR, ROSIANE. Female Sexual Function of Overweight Women with Gestational Diabetes Mellitus - A Cross-Sectional Study. PLoS One, v. 9, n. 4, . (12/03670-4, 09/54509-6, 12/50225-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: