Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da passagem de hemáceas fetais para a circulação materna após a escoação do funículo previamente a dequitação e após amniocentese

Processo: 09/54508-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2010 - 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Luciano Marcondes Machado Nardozza
Beneficiário:Luciano Marcondes Machado Nardozza
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Gestantes  Aloimunização  Sangue fetal  Eritrócitos  Citometria de fluxo 

Resumo

Este trabalho tem como objetivo avaliar a passagem de hemácias fetais para a circulação materna durante a dequitação. Será considerada a retirada ou não de todo o sangue do cordão, imediatamente após o nascimento do concepto e antes do descolamento da placenta. Será avaliada também a troca de hemácias feto materno após a amniocentese. Metodologia: O grupo de estudo será constituído por 170 gestantes, divididos em três grupos: Grupo A constituído por 100 gestantes onde será realizado a abertura do funículo antes da dequitação e após o nascimento e Grupo B (controle), 50 gestantes, onde este procedimento não será realizado e Grupo C de 20 gestantes onde será avaliado a hemorragia feto materna após amniocentese. Avaliaremos a passagem de hemácias feto-materno através do Teste de Kleihauer-Betke e através da citometria de fluxo em todas as pacientes. Resultados esperados: Acredita-se, baseado na fisiopatologia da passagem do sangue fetal para a mãe no momento do parto, que o escoamento do sangue da placenta após o nascimento e antes da dequitação, diminua a troca feto-materno, o que pode ser manobra clínica muito importante nas gestantes Rh negativo. Espera-se ainda uma desprezível troca feto-materno após procedimento invasivo, o que irá contra o uso rotineiro da imunoglobulina anti D. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MELETI, DANIELA; DE OLIVEIRA, LEANDRO GUSTAVO; ARAUJO JUNIOR, EDWARD; RABACHINI CAETANO, ANA CAROLINA; BOUTE, TATIANE; MACHADO NARDOZZA, LUCIANO MARCONDES; MORON, ANTONIO FERNANDES. Evaluation of passage of fetal erythrocytes into maternal circulation after invasive obstetric procedures. JOURNAL OF OBSTETRICS AND GYNAECOLOGY RESEARCH, v. 39, n. 9, p. 1374-1382, SEP 2013. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.