Resumo
Utilizando a técnica de SAGE com posterior validação por PCR em tempo real e imunohistoquímica, verificamos que o gene ARG2 (Arginase II) é um dos marcadores cuja expressão está aumentada em carcinoma folicular da tiróide (FTC), mas não se encontra expresso em tiróide normal e adenoma folicular da tiróide (FTA). Posteriormente, demonstramos que a ARG2 também está expressa em outros subtipos de carcinomas da tiróide, mas está ausente na maior parte das lesões benignas. Estes achados sugerem que o aumento da expressão do gene ARG2 pode estar associado à patogênese dos carcinomas da tiróide.Apesar de ser identificado como um dos marcadores capaz de distinguir as lesões benignas das malignas, o papel da ARG2 na patogênese da tiróide e o mecanismo de sua ativação são desconhecidos. A ARG2 participa da via da uréia e compete com a Óxido Nítrico Sintase (NOS) pelo mesmo substrato, a L-arginina. Têm-se sugerido, em outros modelos, que a ARG2 esteja relacionado à via de progressão tumoral, enquanto que a NOS, uma enzima que utiliza a L-arginina como substrato e produz L-citrulina e NO, possa estar associada ao processo de apoptose celular ou ainda à patogênese tumoral.Este trabalho tem como objetivo investigar o papel da ARG2 nos carcinomas da tiróide humana. Uma vez que existe uma interação entre as vias da ARG2 e da NOS, ambos participam do metabolismo da L-arginina para produção de uréia e L-ornitina ou NO, investigaremos neste modelo a modulação da expressão das diferentes isoformas da NOS: nNOS (NOS neuronal), iNOS (NOS induzível) e eNOS (NOS endotelial). Como estratégia utilizaremos o siRNA (do inglês, small interfering RNA) para silenciamento do mRNA de ARG2. O silenciamento será realizado em linhagem de células de tumor folicular de tiróide humana (WRO) cuja expressão de ARGII foi identificada. Após verificar a eficência do silenciamento por análise da expressão da ARGII (PCR, Western blot) e atividade da ARG2, avaliaremos o efeito do bloqueio da ARGII na apoptose, viabilidade celular, produção de NO e na modulação da expressão de genes que participam da via ARGII-NOS e potencialmente modulados por estas vias como p21, VEGF, HIF-1. (AU)
Publicações científicas
(6)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VALENTE, F. O. F.;
DA SILVA, M. R. DIAS;
CAMACHO, C. P.;
KUNII, I. S.;
BASTOS, A. U.;
DA FONSECA, C. C. N.;
SIMIAO, H. P. C.;
TAMANAHA, R.;
MACIEL, R. M. B.;
CERUTTI, J. M.
Comprehensive analysis of RET gene should be performed in patients with multiple endocrine neoplasia type 2 (MEN 2) syndrome and no apparent genotype- phenotype correlation: An appraisal of p.Y791F and p.C634Y RET mutations in five unrelated Brazilian families.
JOURNAL OF ENDOCRINOLOGICAL INVESTIGATION,
v. 36,
n. 11,
p. 975-981,
DEC 2013.
Citações Web of Science: 10.
CAMACHO, CLEBER P.;
LINDSEY, SUSAN C.;
MELO, MARIA CLARA C.;
YANG, JI H.;
GERMANO-NETO, FAUSTO;
VALENTE, FLAVIA DE O. F.;
LIMA, THIAGO R. N.;
BISCOLLA, ROSA PAULA M.;
VIEIRA, JOSE G. H.;
CERUTTI, JANETE M.;
DIAS-DA-SILVA, MAGNUS R.;
MACIEL, RUI M. B.
Measurement of Calcitonin and Calcitonin Gene-Related Peptide mRNA Refines the Management of Patients with Medullary Thyroid Cancer and May Replace Calcitonin-Stimulation Tests.
THYROID,
v. 23,
n. 3,
p. 308-316,
MAR 2013.
Citações Web of Science: 12.
OLIVEIRA, MARIANA N. L.;
HEMERLY, JEFFERSON P.;
BASTOS, ANDRE U.;
TAMANAHA, ROSANA;
LATINI, FLAVIA R. M.;
CAMACHO, CLEBER P.;
IMPELLIZZERI, ANELISE;
MACIEL, RUI M. B.;
CERUTTI, JANETE M.
The RET p.G533C Mutation Confers Predisposition to Multiple Endocrine Neoplasia Type 2A in a Brazilian Kindred and Is Able to Induce a Malignant Phenotype In Vitro and In Vivo.
THYROID,
v. 21,
n. 9,
p. 975-985,
SEP 2011.
Citações Web of Science: 18.