Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistema de suporte à decisão baseado na lógica fuzzy para indicação de cirurgia bariátrica: índice de massa corporal versus gordura corporal avaliada por impedância bioelétrica

Processo: 09/07956-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2009 - 31 de julho de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Cirurgia
Pesquisador responsável:Joao Luiz Moreira Coutinho de Azevedo
Beneficiário:Joao Luiz Moreira Coutinho de Azevedo
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cirurgia bariátrica  Obesidade  Impedância bioelétrica  Índice de massa corporal  Lógica fuzzy 

Resumo

A obesidade tem caráter atual de epidemia universal e constitui importante causa de morte e de comorbidades. O índice de massa corporal (IMC) utilizado na orientação de tratamento da obesidade e indicação de cirurgia bariátrica afere o excesso de peso e não o de gordura corporal (GC), contudo, o fator prejudicial na obesidade é o acúmulo de gordura. A impedância bioelétrica (BIA) afere a percentagem de GC (%GC) de maneira simples e pouco onerosa. Não existe na literatura, até o momento, informação consistente acerca de qual é a %GC correspondente ao IMC compatível com a prescrição do tratamento cirúrgico, e nem a partir de que o grau de %GC há relação com o aparecimento de co-morbidades. Objetivos: Idealização de um sistema de suporte à decisão difuso (FDSS) para indicação de cirurgia bariátrica construído à luz da lógica fuzzy avaliando IMC e de %GC obtido através da BIA e a presença de co-morbidades. Métodos: Estudo prospectivo. Amostra de 300 pacientes ou mais, alocados segundo sexo, IMC, BIA e co-morbidades. Os resultados serão analisados avaliando superposições entre IMC, BIA e co-morbidades segundo a teoria booleana e também segundo a teoria dos conjuntos difusa. As variáveis paramétricas serão analisadas pelos testes t-Student e ANOVA e as variáveis não paramétricas pelo teste do X2. Para avaliação dos dados difusos será utilizado o programa Matlab. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MIYAHIRA, SUSANA ABE; MOREIRA COUTINHO DE AZEVEDO, JOAO LUIZ; ARAUJO, ERNESTO. Fuzzy obesity index (MAFOI) for obesity evaluation and bariatric surgery indication. JOURNAL OF TRANSLATIONAL MEDICINE, v. 9, AUG 14 2011. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.