Busca avançada
Ano de início
Entree

Detecção e descrição de marcadores para células germinativas em ratos durante a fase embrionária: diferenças e semelhanças com camundongos

Processo: 09/07170-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2009 - 31 de outubro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Embriologia
Pesquisador responsável:Taiza Stumpp Teixeira
Beneficiário:Taiza Stumpp Teixeira
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Células germinativas  Gônadas animal  Células de Sertoli  Células-tronco  Imunofluorescência  Histonas 

Resumo

As interações entre as células de Sertoli e as células germinativas são fundamentais para a ocorrência da espermatogênese. Também durante a vida embrionária essas interações são cruciais para o desenvolvimento normal da gônada masculina. Deficiências nessas interações são responsáveis por casos de tumores das células germinativas em adultos e hermafroditismo . Durante a vida embrionária, as células de Sertoli também exercem papel fundamental na determinação sexual das células germinativas primordiais (CGP). Entretanto, há muitas controvérsias com relação a influência das CGP sobre a diferenciação das células de Sertoli. Assim, pretende-se neste estudo investigar interações físicas e moleculares entre as CGP e as células de Sertoli e associá-las ao grau de diferenciação desses tipos celulares, com o intuito de obter mais informações sobre como essas células se relacionam. Para isto, será realizado estudo morfológico das CGP e células de Sertoli ao microscópio eletrônico de transmissão, bem como a marcação imunofluorescência de proteínas específicas para cada uma dessas células. Será realizada também a análise de metilações do DNA e das histonas das CGP e das células de Sertoli através análise da 5-metilcitosina e da detecção da histona H3K27me3. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ENCINAS, GISELLY; ZOGBI, CAMILA; STUMPP, TAIZA. Detection of Four Germ Cell Markers in Rats during Testis Morphogenesis: Differences and Similarities with Mice. Cells Tissues Organs, v. 195, n. 5, p. 443-455, 2012. Citações Web of Science: 12.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.