Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise do gene da integrase do vírus da imunodeficiência humana tipo 1 (HIV-1) em indivíduos em falha ao HAART e sem tratamento com Raltegravir

Processo: 09/05712-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2009 - 31 de agosto de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Shirley Cavalcante Vasconcelos
Beneficiário:Shirley Cavalcante Vasconcelos
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Infectologia  HIV-1  Genomas  Antirretrovirais  Raltegravir 

Resumo

Desde 1996, a terapia anti-retroviral altamente ativa (HAART) reduziu a mortalidade e morbidade do HIV-1. Por outro lado, tivemos a emergência de populações virais resistentes, como consequência da falta de adesão ao tratamento, da farmocinética dependente da genética do hospedeiro, tecidos santuários, entre outros. A pesquisa de novas drogas direcionadas a diferentes alvos do ciclo viral são essenciais por serem utilizadas em terapia de resgate para indivíduos em falha ao HAART. A integração do genoma do HIV-1 ao do hospedeiro é uma etapa chave em que há a formação e estabelecimento de arquivo que representa o principal impedimento para a erradicação deste vírus. O Raltegravir é o primeiro inibidor de integração a ser aprovado pelo FDA sendo um direto que impede a etapa de transferência da fita viral a do genoma do hospedeiro. Juntamente a isso, temos o grande problema da presença de mutações primárias a determinados antivirais mesmo sem o indivíduo tê-los recebido, como consequência de sua transmissão. O Brasil possui um programa de distribuição gratuita de antivirais e a cidade de São Paulo foi à precursora. Desta forma, o objetivo principal deste estudo é padronizar um teste para avaliação da presença de resistência ao anti-retroviral Raltegravir e avaliar a presença de mutações de resistência primária em indivíduos em falha ao HAART que são elegíveis para receberem o Raltegravir. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MANTOVANI, N. P.; AZEVEDO, R. G.; RABELATO, J. T.; SANABANI, S.; DIAZ, R. S.; KOMNINAKIS, S. V. Analysis of Transmitted Resistance to Raltegravir and Selective Pressure among HIV-1-Infected Patients on a Failing HAART in Sao Paulo, Brazil. Journal of Clinical Microbiology, v. 50, n. 6, p. 2122-2125, JUN 2012. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.