Busca avançada
Ano de início
Entree

Concentrações plasmáticas de selênio e atividade glutationa peroxidase no eritrócito e gravidade de crianças internadas em unidade de cuidados intensivos

Processo: 08/57185-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2009 - 31 de maio de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Heitor Pons Leite
Beneficiário:Heitor Pons Leite
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Selênio  Cuidados intensivos  Desnutrição  Sepse  Glutationa peroxidase 

Resumo

As crianças em estado grave, em especial as desnutridas, têm aumento da necessidade de micronutrientes. Pode haver déficit importante, resultante do aumento do consumo, das perdas e de reposição inadequada durante as situações de estresse metabólico. Não são conhecidas a prevalência e a incidência de deficiência de selênio - micronutriente essencial no metabolismo oxidativo - nessas crianças, bem como as consequências clínicas da deficiência. Dados clínicos não são bons preditores de carência em uma fase inicial, e é necessário saber se há risco de desenvolvê-Ia no decorrer da internação. O estudo objetiva: 1) Conhecer a freqüência de deficiência de selênio plasmático e glutationa peroxidase no plasma de crianças admitidas em UCI com síndrome de resposta inflamatória sistêmica, sepse, choque séptico e falência orgânica múltipla durante os 7 primeiros dias de internação na UTI; 2) Verificar se existe associação entre deficiência de selénio e mortalidade; 3) Conhecer os fatores de risco para deficiência de selênio durante a internação na UTI Pediátrica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEITE, HEITOR PONS; KOCH NOGUEIRA, PAULO CESAR; DE OLIVEIRA IGLESIAS, SIMONE BRASIL; DE OLIVEIRA, SUSYANE VIEIRA; SACCARDO SARNI, ROSELI OSELKA. Increased plasma selenium is associated with better outcomes in children with systemic inflammation. NUTRITION, v. 31, n. 3, p. 485-490, MAR 2015. Citações Web of Science: 13.
DE OLIVEIRA IGLESIAS, SIMONE BRASIL; LEITE, HEITOR PONS; PAES, ANGELA TAVARES; DE OLIVEIRA, SUSYANE VIEIRA; SACCARDO SARNI, ROSELI OSELKA. Low plasma selenium concentrations in critically ill children: the interaction effect between inflammation and selenium deficiency. Critical Care, v. 18, n. 3 2014. Citações Web of Science: 21.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.