Busca avançada
Ano de início
Entree

A promoção da saúde ambiental da unidade de terapia intensiva neonatal para a segurança e humanização do cuidado ao neonato e família

Processo: 08/50874-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Pediátrica
Pesquisador responsável:Eliana Moreira Pinheiro
Beneficiário:Eliana Moreira Pinheiro
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):08/09221-1 - A Promoção da Saúde Ambiental da UTI Neonatal, para a segurança e humanização do cuidado de enfermagem ao neonato e família, BP.TT
Assunto(s):Unidades de terapia intensiva neonatal  Incubadoras  Ruído  Recém-nascido 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ambiente | Recem-Nascido | Ruido | Uti Neonatal

Resumo

Baseando-se nas evidências científicas de efeitos deletérios do ruído para o desenvolvimento dos neonatos, para a atuação dos profissionais e para a interação dos familiares com os recém-nascidos e profissionais; e dos altos níveis de ruído constatados em nosso meio nas unidades de terapia intensiva neonatais (UTIN) e incubadoras, este projeto tem como objetivo geral avaliar os níveis de ruído da UTIN e do interior das incubadoras, antes e após a implementação de um programa educativo de redução de ruídos. O método utilizado será o quantitativo quase-experimento, tendo como local de estudo um hospital público universitário do município de São Paulo, cuja população será constituída da UTI neonatal, das incubadoras desse ambiente, da equipe de saúde e dos familiares dos recém-nascidos internados na UTI. O registro de NPS será realizado por um medidor de nível de pressão sonora; e o registro das fontes de ruídos por meio de observação sistematizada. As medidas serão realizadas antes e após a intervenção de um programa educativo sobre redução de ruídos. Os dados serão analisados utilizando-se de estatística descritiva, média, desvio padrão, análise de variância Anova, teste "t" e teste de correlação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (5)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DANIELA DANIELE; ELIANA MOREIRA PINHEIRO; TERESA YOSHIKO KAKEHASHI; MARIA MAGDA FERREIRA GOMES BALIEIRO. Conhecimento e percepção dos profissionais a respeito do ruído na unidade neonatal. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 46, n. 5, p. 1041-1048, . (08/50874-9)
PEIXOTO, PRISCILA VENDRAMINI; NABUCO DE ARAUJO, MARCO ANTONIO; KAKEHASHI, TEREZA YOSHIKO; PINHEIRO, ELIANA MOREIRA. Nível de pressão sonora em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 45, n. 6, p. 1308-1313, . (08/50874-9)
PRISCILA VENDRAMINI PEIXOTO; FLÁVIA SIMPHRONIO BALBINO; VERIDIANA CHIMIRRI; ELIANA MOREIRA PINHEIRO; TEREZA YOSHIKO KAKEHASHI. Ruído no interior das incubadoras em unidade de terapia intensiva neonatal. Acta Paulista de Enfermagem, v. 24, n. 3, p. 359-364, . (08/50874-9)
TSUNEMI, MIRIAM HARUMI; KAKEHASHI, TEREZA YOSHIKO; PINHEIRO, ELIANA MOREIRA. O ruído da unidade de terapia intensiva neonatal após a implementação de programa educativo. Texto & Contexto : Enfermagem, v. 21, n. 4, p. 775-782, . (08/50874-9)
DANIELA DANIELE; ELIANA MOREIRA PINHEIRO; TEREZA YOSHIKO KAKEHASHI; FLAVIA SIMPHRONIO BALBINO; MARIA MAGDA FERREIRA GOMES BALIEIRO. Reduzindo o nível de pressão sonora da unidade de terapia intensiva neonatal: estratégias adotadas pelos profissionais de saúde. Reme : Rev. Min. Enferm., v. 15, n. 2, p. 190-195, . (08/50874-9)