Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos de toxinas isoladas do veneno do escorpião Tityus serrulatus sobre os níveis hipocampais de aminoácidos excitatórios, aminas biogênicas e citocinas em ratos

Resumo

Os venenos escorpiônicos são compostos, entre outras substâncias, por neurotoxinas, polipeptídios básicos de baixo peso molecular que agem sobre os canais iônicos, principalmente de sódio, alterando a liberação de mediadores químicos. O veneno do escorpião Tityus serrulatus tem sido extensamente estudado e muitas de suas toxinas já foram bem caracterizadas e sequenciadas. Entre as mais importantes estão a TsTX, uma toxina do tipo a, cuja atividade convulsivante e neurotóxica já foi demonstrada e a TsTX-I, uma toxina do tipo p, bem caracterizada quanto a seus efeitos periféricos mas ainda pouco conhecida em relação a seus efeitos centrais. Entre as toxinas pouco estudadas encontra-se a TsIV-IV, assim denominada por causa de sua localização, com perfil cromatográfico muito semelhante à TsTX, da qual pouco se sabe em relação a seus efeitos e mecanismo de ação. Há estudos mostrando que as toxinas escorpiônicas são capazes de modificar as concentrações cerebrais de neurotransmissores e os níveis plasmáticos de citocinas. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo verificar alterações na liberação de neurotransmissores, particularmente aminoácido excitatórios e aminas biogênicas, após injeção intracerebral das toxinas TsTX-I e TsIV-rV e os níveis intracerebrais de citocinas após injeção intrahipocampal das toxinas TsTX, TsTX-I e TsIV-IV. As amostras serão coletadas por microdiálise, de hora em hora, antes e depois da injeção das toxinas e as dosagens de neurotransmissores serão feitas em HPLC e as de citocinas através de ensaio imunoenzimático. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUEZ, RENAN VOLNER; CORONADO DORCE, VALQUIRIA ABRAO; DE FREITAS, LUCAS ALVES; CORONADO DORCE, ANA LETICIA; LEBRUN, IVO; MARTINS SOBRAL, ANA CLAUDIA; VIEIRA PORTARO, FERNANDA CALHETA; KUNIYOSHI, ALEXANDRE KAZUO; CARVALHO, DANIELA CAJADO; ABRANDAO NENCIONI, ANA LEONOR. Intrahippocampal injection of TsTX-I increases the levels of INF-gamma in the cerebral tissue but not the levels of glutamate. Toxicon, v. 103, p. 155-159, SEP 1 2015. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.