Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da atividade pró-coagulante do ácido ribonucléico (RNA) sobre a via intrínseca da coagulação sanguínea em mamíferos e aves

Processo: 09/54620-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2010 - 30 de abril de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Comparada
Pesquisador responsável:Benedito Carlos Prezoto
Beneficiário:Benedito Carlos Prezoto
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Aves  Mamíferos  Coagulação sanguínea  Plaquetas sanguíneas 

Resumo

Apesar de dispensável para a hemostasia, o fator XII (FXII) está aparentemente implicado na gênese de trombos patológicos. Muito esforço tem sido realizado ultimamente na abordagem de algumas questões básicas relativas a este fator: (1) ele exerce papel fisiológico? (2) qual é (ou quais são) seu(s) ativador(es) fisiológico(s)? e (3) qual seria o mecanismo de sua ativação in vivo! Recentemente, Kannemeier et al demonstraram em mamíferos a ação procoagulante in vitro e in vivo do ácido ribonucleico (RNA). Trata-se de observação importante pois, segundo estes autores, essa atividade seria dependente de FXII plasmático, independente da ativação plaquetária, e este seria o mecanismo fisiopatológico que explicaria a relação causai entre o aparecimento de RNA extracelular na circulação e a hipercoagulabilidade em alguns tipos de septicemias e neoplasias. Apesar de apresentarem uma hemostasia normal, o gene e a atividade correspondentes ao FXII não foram detectados no genoma e plasma de aves, respectivamente. Em experimentos anteriores constatamos, no organismo da galinha doméstica White leghorn, a existência de um mecanismo de coagulação dependente de trombócitos (plaquetas) e independente do FXII plasmático. Este modelo animal permite-nos propor o estudo comparativo entre a atividade procoagulante do RNA no sistema de coagulação de aves e ratos. Estes experimentos poderão esclarecer se a atividade procoagulante do RNA seria dependente do FXII, e se este mecanismo proposto de ativação da via intrínseca da coagulação aplicar-se-ia de maneira universal. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PREZOTO, BENEDITO C.; OGUIURA, NANCY. Factor XII-Deficient Chicken Plasma as a Useful Target for Screening of Pro- and Anticoagulant Animal Venom Toxins. TOXINS, v. 12, n. 2 FEB 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.