Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da crotoxina sobre a atividade secretoria de macrofagos peritoneais co-cultivados com celulas tumorais da linhagem llc wrc 256.

Processo: 09/52330-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2009
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Geral
Pesquisador responsável:Sandra Coccuzzo Sampaio Vessoni
Beneficiário:Sandra Coccuzzo Sampaio Vessoni
Instituição Sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Citocinas  Mediadores lipídicos  Macrófagos  Crotoxina 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Citocinas | Crotoxina | Llc Wrc 256 | Macrofagos | Mediadores Lipidicos

Resumo

A crotoxina (CTX), toxina majoritária do veneno de serpente Crotalus durissus terrificus apresenta ação supressora sobre a resposta imune e sobre o crescimento tumoral, além de acarretar inibição dos eventos da resposta inflamatória, modulando a funcionalidade de macrofagos, células fundamentais para os mecanismos da defesa inata. Estudos recentes vêm mostrando a importância dos macrofagos, tanto na gênese tumoral, como nos diversos eventos-chave tanto do crescimento como da metástase de tumores, apresentando ação dual, uma vez que desempenham atividades que podem prevenir o estabelecimento e o espraiamento de células tumorais e, simultaneamente, podem elicitar funções que favorecem o crescimento e disseminação tumoral. Em contato com as células tumorais, os macrofagos liberam diferentes mediadores, tais como IL-1ß, IL-6 e TNF-α, H2O2 e NO, considerados como os mais importantes mediadores envolvidos com a supressão do crescimento da célula tumoral. Além desses, a lipoxina A4, e análogos são mediadores lipídicos derivado da via das Iipoxigenases secretados pelos macrófagos que apresenta importantes ações antiproliferativas. O objetivo geral deste trabalho é investigar os efeitos da CTX sobre a produção de algumas substâncias secretadas por macrófagos co-cultivados com as células tumorais da linhagem LLC WRC 256, correspondentes ao tumor de Walker 256. Para tanto, serão avaliados os seguintes objetivos específicos: 1) determinar concentração de peróxido de hidrogênio, óxido nítrico e as citocinas IL-1ß, IL-6 e TNF-alfa e a lipoxina A4/ATL liberados no sobrenadante da co-cultura de macrófagos obtidos da cavidade peritoneal de ratos, previamente incubados com CTX ou apenas meio de cultura (controle), e células LLC WRC 256; 2) avaliar o comportamento proliferativo das células da linhagem LLC WRC 256, após 48 horas de co-cultura com macrófagos previamente incubados com a CTX; 3) investigar a participação dos mediadores gerados na via da 5-lipoxigenase nas ações da crotoxina, utilizando zileuton, inibidor específico da 5-lipoxigenase e Boc2, antagonista do receptor para peptídeo formil (lipoxina A4) no efeito da crotoxina sobre a atividade secretória dos macrofagos co-cultivados com as células tumorais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COSTA, E. S.; FAIAD, O. J.; LANDGRAF, R. G.; FERREIRA, A. K.; BRIGATTE, P.; CURI, R.; CURY, Y.; SAMPAIO, S. C.. Involvement of formyl peptide receptors in the stimulatory effect of crotoxin on macrophages co-cultivated with tumour cells. Toxicon, v. 74, p. 167-178, . (09/52330-9, 08/57898-0)
FAIAD, ODAIR JORGE; FRANCISCO, ANA MARTA SOUZA DA CUNHA; BRIGATTE, PATRICIA; CURI, RUI; SAMPAIO, SANDRA COCCUZZO. Crotoxin modulates metabolism and secretory activity of peritoneal macrophages from Walker 256 tumor-bearing rats. Toxicon, v. 217, p. 10-pg., . (07/52447-8, 08/53840-8, 09/52330-9)