Busca avançada
Ano de início
Entree

Interação leptospira-hospedeiro: identificação e caracterização de uma proteína bacteriana ligante de FH e C4BP do sistema complemento humano

Processo: 09/01778-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2009 - 31 de maio de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
Pesquisador responsável:Angela Silva Barbosa
Beneficiário:Angela Silva Barbosa
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):09/08364-6 - Aprendizado de técnicas básicas de biologia molecular e expressão e purificação da proteína LepCRP de Leptospira, BP.TT
Assunto(s):Leptospirose  Leptospira  Formação de anticorpos  Sorologia 

Resumo

A leptospirose é uma doença causada por bactérias espiroquetas do gênero Leptospira. Após a entrada no hospedeiro, leptospiras patogênicas têm a capacidade de disseminar e desencadear uma resposta imune específica. A adesão e a habilidade de escapar aos mecanismos de defesa naturais do hospedeiro subjazem a colonização e a persistência desses patógenos no organismo. Vários microorganismos patogênicos, notadamente os que circulam na corrente sanguínea, desenvolveram estratégias de escape ao sistema imune do hospedeiro, dentre as quais mecanismos de evasão à ativação e/ou ao ataque mediados pelo sistema complemento. Recentemente, como resultado de um projeto financiado pela FAPESP, nossa equipe mostrou que apenas estirpes patogênicas de leptospira são capazes de interagir com C4b Binding Protein (C4BP) humano, um regulador plasmático da via clássica do sistema complemento, e que esta molécula ligada à membrana da bactéria retém atividade de co-fator de Fator I, uma serinoprotease ativa no soro do hospedeiro responsável pela clivagem de C4b. A aquisição deste regulador do sistema complemento por leptospiras patogênicas deve contribuir para a resistência à atividade bactericida do soro. A capacidade de seis proteínas de leptospira de interagir com Fator H (FH) e C4BP também foi avaliada. Uma das proteínas testadas interagiu com esses dois reguladores plasmáticos. Constam dos objetivos deste projeto aprofundar os resultados obtidos com esta proteína no que diz respeito à interação com FH e C4BP, analisar sua conservação e expressão em espécies patogênicas e não-patogênicas de Leptospira, confirmar experimentalmente sua localização celular e avaliar seu potencial vacinal em modelo animal. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARBOSA, ANGELA S.; MONARIS, DENIZE; SILVA, LUDMILA B.; MORAIS, ZENAIDE M.; VASCONCELLOS, SILVIO A.; CIANCIARULLO, AURORA M.; ISAAC, LOURDES; ABREU, PATRICIA A. E. Functional Characterization of LcpA, a Surface-Exposed Protein of Leptospira spp. That Binds the Human Complement Regulator C4BP. Infection and Immunity, v. 78, n. 7, p. 3207-3216, JUL 2010. Citações Web of Science: 44.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.