Busca avançada
Ano de início
Entree

Intervenções uricostática, uricosúrica e antioxidante em camundongos inoculados com o veneno de Crotalus durissus terrificus

Processo: 09/00509-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2009 - 31 de março de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Comparada
Pesquisador responsável:Paulo Flávio Silveira
Beneficiário:Paulo Flávio Silveira
Instituição Sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Venenos de origem animal  Serpentes  Crotalus cascavella  Lesão renal aguda  Estresse oxidativo  Ácido úrico 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ácido úrico | envenenamento ofídico | Estresse oxidativo | Insuficiencia renal aguda | toxinologia comparada | Toxinologia Comparada

Resumo

Os acidentes de envenenamento por picada de serpentes do gênero Crotalus são de grande importância médica, pela alta incidência de morbidade e mortalidade. A insuficiência renal aguda (IRA) é uma das complicações mais graves. Resultados recentes de nosso laboratório mostraram que a dose de 80% da DL50 do veneno de uma das principais espécies de Crotalus brasileiras causadoras de acidentes, a Crotalus durissus terrificus, produz 100% de incidência de hiperuricemia e hipoosmolalidade urinária, o que sugere ambas as alterações como sinais precoces da ação miotóxica e indireta do veneno (vCdt) desta serpente (Yamasaki et al, 2008). O estresse oxidativo, medido pelos teores de GSH e GSSG, também foi evidenciado como parte do mecanismo de ação nefrotóxica do vCdt. Neste sentido, drogas capazes de diminuir o ácido úrico e o estresse oxidativo poderiam potencialmente amenizar ou prevenir a IRA no envenenamento crotálico. O presente projeto pretende avaliar esta possibilidade, mensurando a letalidade e as alterações nos parâmetros da função renal e estresse oxidativo causadas pelo veneno de C. d. terrificus (80% da DL50) em camundongos tratados com representantes destas classes de drogas. Os resultados que se pretende alcançar devem contribuir para o conhecimento dos mecanismos da IRA induzida pelo vCdt e para evidenciar potenciais agentes complementares para a terapêutica do envenenamento pelo vCdt. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FREZZATTI, RODRIGO; SILVEIRA, PAULO FLAVIO. Allopurinol Reduces the Lethality Associated with Acute Renal Failure Induced by Crotalus durissus terrificus Snake Venom: Comparison with Probenecid. PLoS Neglected Tropical Diseases, v. 5, n. 9, p. e1312, . (09/00509-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.