Busca avançada
Ano de início
Entree

Diferenças sexuais na expressão de endotelina-1 e nas lesões de órgãos-alvo na hipertensão induzida por desoxicorticosterona e salina (DOCA-sal)

Processo: 00/04611-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2000 - 30 de setembro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Bioquímica e Molecular
Pesquisador responsável:Rita de Cassia Aleixo Tostes Passaglia
Beneficiário:Rita de Cassia Aleixo Tostes Passaglia
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Hipertensão  Endotelina-1  Músculo liso vascular  Caracteres sexuais  Cardiomegalia 

Resumo

Considerando que a ET-1 tem papel importante no desenvolvimento da hipertensão DOCA-sal: artérias de ratos DOCA-sal apresentam alterações de reatividade vascular à ET-1; 2)RNAm para ET-1 está aumentado em artérias de ratos DOCA-sal; 3) o conteúdo de ET-1 imunorreativa também está aumentado em células endoteliais de aorta e artéria mesentérica de ratos DOCA-sal; 4) administração aguda de antagonistas de receptores ETA ou de antagonistas não seletivos a ratos DOCA-sal produzem acentuada queda de pressão arterial; 5) administração crônica desses antagonistas atenua o desenvolvimento da hipertensão e reduz a hipertrofia de órgãos-alvo nesses animais; e que a vasoconstrição mediada por ET-1 e pela ativação de receptores ETB está aumentada em ratos DOCA-sal, pretende-se investigar se as diferenças sexuais observadas nas respostas à ET-1 e antagonistas ETB em artérias de ratos DOCA-sal estão relacionadas a 1) alterações funcionais nas vias de sinalização intracelular ou do aumento da expressão de receptores ETB; 2) se existem diferenças sexuais nas lesões de órgãos-alvo apresentadas por esses animais (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
R.C. TOSTES; D. NIGRO; Z.B. FORTES; M.H.C. CARVALHO. Effects of estrogen on the vascular system. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 36, n. 9, p. 1143-1158, Set. 2003.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.