Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação das cepas de Streptococcus pyogenes isolados na Cidade de São Paulo, através de genotipagem

Processo: 07/59262-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2008 - 30 de junho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Luiza Guglielmi
Beneficiário:Luiza Guglielmi
Instituição-sede: Instituto do Coração Professor Euryclides de Jesus Zerbini (INCOR). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Técnicas de genotipagem  Streptococcus pyogenes 

Resumo

Streptococcus pyogenes (estreptococo beta hemolítico do grupo A de Lancefield, GAS) é um importante agente patogênico humano, responsável não só por infecções comuns, como a amigdalite/faringite, mas também por doenças invasivas com elevada mortalidade, tal como sepsis, fasciite necrosante e síndrome de choque tóxico, para além de seqüelas pós-estreptocócicas (febre reumática e glomerulonefrite). Os estudos propostos neste projeto destinam-se à caracterização molecular de amostras de S. pyogenes, isoladas em São Paulo. Para a caracterização dos isolados faremos um estudo de identificação dos tipos de proteína M (um dos principais determinantes de virulência) por seqüenciamento de produtos de PCR de genes emm, detecção de genes sof baseada no seqüenciamento de um fator de virulência hipervariável e pesquisa por PCR de outros genes associados a fatores de virulência como exotoxinas pirogênicas (spe A, B e C). A caracterização genotípica dos isolados permitirá conhecer a clonalidade e os fatores de virulência das cepas associadas a doença estreptocócica existentes em nosso meio. Estes estudos de identificação das cepas de Streptococcus pyogenes circulantes em nosso meio, o que ainda não esta estabelecido, têm uma importância para o desenvolvimento de uma vacina que tenha capacidade de proteger contra os sorotipos mais freqüentes. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE BARROS, SAMAR FRESCHI; DE AMICIS, KARINE MARAFIGO; ALENCAR, RAQUEL; SMEESTERS, PIERRE ROBERT; TRUNKEL, ARIEL; POSTOL, EDILBERTO; ALMEIDA JUNIOR, JOAO NOBREGA; ROSSI, FLAVIA; CAMPOS PIGNATARI, ANTONIO CARLOS; KALIL, JORGE; GUILHERME, LUIZA. Streptococcus pyogenes strains in Sao Paulo, Brazil: molecular characterization as a basis for StreptInCor coverage capacity analysis. BMC INFECTIOUS DISEASES, v. 15, AUG 5 2015. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.