Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao funcional e histologica ex-vivo de pulmoes nao aceitos para transplante pulmonar com estudo da preservacao pulmonar com ecmo-topico verus isquemia fria.

Resumo

O transplante pulmonar tem se firmado como terapia principal para a maioria das doenças pulmonares em estado terminal, entretanto, o número de doadores ainda permanece inferior ao esperado. Dentre os transplantes de órgão sólidos o pulmão figura como um de pequena casuística, isto em parte reside no baixo índice de aproveitamento de doadores. Algumas das razões para isso são: a baixa capacidade do pulmão de suportar a isquemia, o rápido comprometimento funcional do órgão entre óbito até a realização da captação, bem como os critérios rigorosos de seleção de doadores. Neste contexto alguns grupos têm proposto a utilização de pulmões de doadores que não preenchem na totalidade os critérios de seleção, outros grupos associam a isto a avaliação do órgão após explante, no chamado sistema ex-vivo. Este trabalho objetiva avaliar comparativa funcional e histológica de pulmões retirados de doadores não aceitos para transplante pulmonar submetidos a preservação com a técnica do "ECMO-tópico" versus isquemia fria. Os pulmões utilizados nesta pesquisa serão os de doadores cadáveres que não são aceitos para transplante pulmonar devido à gasometria arterial com PaO2 inferior a 300mmHg, que estejam sendo submetidos à retirada de outros órgãos como fígado, rins e pâncreas mediante aprovação da organização de procura de órgãos e consentimento do responsável legal. A abordagem da família do doador será feita pelo grupo da organização de procura de órgãos que conta com enfermeiros treinados e que realizam habitualmente esta função. Serão utilizados 16 doadores que durante o explante do órgão serão perfundidos com a solução de preservação Perfadex® (Vitrolife AB, Gothenburgo, Suécia), como é realizado na captação habitual. Serão utilizados pulmões de 16 doadores, divididos em 2 grupos de acordo com sorteio realizado previamente. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARIANI, ALESSANDRO WASUM; MEDEIROS, ISRAEL LOPES; PEGO-FERNANDES, PAULO MANUEL; FERNANDES, FLAVIO GUIMARAES; UNTERPERTINGUER, FERNANDO DO VALE; FERNANDES, LUCAS MATOS; CARDOSO, PAULO FRANCISCO; CANZIAN, MAURO; JATENE, FABIO BISCEGLI. Cold ischemia or topical-ECMO for lung preservation: a randomized experimental study. São Paulo Medical Journal, v. 132, n. 1, p. 28-35, 2014. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.