Busca avançada
Ano de início
Entree

Promoção da atividade física e educação nutricional na escola para prevenção e redução do sobrepeso em crianças e adolescentes: uma revisão sistemática

Processo: 09/12438-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2009 - 31 de outubro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Moacyr Roberto Cuce Nobre
Beneficiário:Moacyr Roberto Cuce Nobre
Instituição-sede: Instituto do Coração Professor Euryclides de Jesus Zerbini (INCOR). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Promoção da saúde  Obesidade  Atividade física  Educação nutricional  Educação física  Escolas  Crianças 

Resumo

O aumento desordenado da prevalência de sobrepeso e obesidade em nível internacional hoje é um dos alvos de preocupação dos grandes centros de saúde pública, e gradativamente vem sendo o foco de diversos trabalhos e intervenções as quais realçam a necessidade de evidências mais claras e efetivas para a sua prevenção e redução. A obesidade pode afetar a curto ou longo prazo a saúde dos indivíduos, através de problemas como a hipertrofia do ventrículo esquerdo em jovens-adultos e a aterosclerose, que surge em decorrência da formação de placas de gordura na parede arterial, podendo acarretar em doença arterial coronariana, doença cerebrovascular e doença vascular periférica. A promoção da prática regular de atividade física por meio da Educação Física Escolar pode ser uma forma efetiva na prevenção da obesidade entre crianças, principalmente meninas. Existe uma relação inversa entre atividade física e incidência de hipertensão. Quanto mais cedo o ingresso à prática de atividades físicas, haverá maior efetividade no combate ao aumento do Índice de Massa Corporal (IMC). A Educação Nutricional visa ampliar o conhecimento em nutrição e a capacidade de compreensão das práticas e comportamento alimentar, melhorando a relação do indivíduo no meio que está inserido, possibilitando a tomada de decisões de acordo com a situação apresentada.Revisão Sistemática é a revisão da evidência por meio de uma indagação bem formulada, utilizando-se de métodos claros para identificar, selecionar e avaliar criticamente a pesquisa primária relevante, cujos resultados são obtidos por meio da análise combinada de diversos estudos originais, que por sua vez se utilizaram de metodologia semelhante, com objetivo de comparar o efeito de intervenções em saúde. O uso de métodos estatísticos para sumarizar os resultados de estudos independentes é conhecido como Meta-Análise. O desenho de estudo adotado pelo presente trabalho tem sido publicado de maneira crescente nas revistas de maior impacto devido a força de suas evidências e pela sua possibilidade de reprodução. Partindo da ausência de informações sólidas oferecidas pelas Revisões Sistemáticas correlatas, a indagação fundamental deste trabalho se pauta na efetividade das intervenções que envolvem de maneira conjunta a teoria-prática de atividade física e a educação nutricional desenvolvidas em ambiente escolar para prevenção/redução dos níveis de sobrepeso entre crianças e adolescentes de 6 a 15 anos de idade, envolvendo nesta, conceitos como equidade social, promoção do estilo de vida saudável, metodologia e as bases teóricas empregadas nos componentes atividade física e educação nutricional. (AU)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUERRA, PAULO HENRIQUE; CUCE NOBRE, MOACYR ROBERTO; CARDOSO DA SILVEIRA, JONAS AUGUSTO; AGUIAR CARRAZEDO TADDEI, JOSE AUGUSTO. School-based physical activity and nutritional education interventions on body mass index: A meta-analysis of randomised community trials - Project PANE. PREVENTIVE MEDICINE, v. 61, p. 81-89, APR 2014. Citações Web of Science: 35.
CARDOSO DA SILVEIRA, JONAS AUGUSTO; DE AGUIAR CARRAZEDO TADDEI, JOSE AUGUSTO; GUERRA, PAULO HENRIQUE; CUCE NOBRE, MOACYR ROBERTO. The effect of participation in school-based nutrition education interventions on body mass index: A meta-analysis of randomized controlled community trials. PREVENTIVE MEDICINE, v. 56, n. 3-4, p. 237-243, MAR-APR 2013. Citações Web of Science: 37.
GUERRA, PAULO HENRIQUE; CUCE NOBRE, MOACYR ROBERTO; CARDOSO DA SILVEIRA, JONAS AUGUSTO; DE AGUIAR CARRAZEDO TADDEI, JOSE AUGUSTO. The effect of school-based physical activity interventions on body mass index: a meta-analysis of randomized trials. Clinics, v. 68, n. 9, p. 1263-1273, Set. 2013. Citações Web of Science: 31.
SILVEIRA, JONAS A. C.; TADDEI, JOSE A. A. C.; GUERRA, PAULO H.; NOBRE, MOACYR R. C. Effectiveness of school-based nutrition education interventions to prevent and reduce excessive weight gain in children and adolescents: a systematic review. Jornal de Pediatria, v. 87, n. 5, p. 382-392, SEP-OCT 2011. Citações Web of Science: 43.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.