Busca avançada
Ano de início
Entree

"avaliação do estado edáfico de um latossolo que recebeu lodo de esgoto sanitário em diferentes doses e frequências ao longo dos últimos nove anos"

Processo: 09/16313-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de janeiro de 2010 - 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Otávio Antonio de Camargo
Beneficiário:Otávio Antonio de Camargo
Instituição-sede: Instituto Agronômico (IAC). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Lodo de esgoto  Qualidade do solo 

Resumo

A reciclagem de lodos de estações de tratamento de esgoto, no uso de solos agrícolas, representa uma alternativa técnica, econômica e ambientalmente segura. O material orgânico presente nesses resíduos aumenta a resistência dos solos à erosão, facilita a troca iônica e se apresentam como excelente fonte de nutrientes, principalmente nitrogênio e fósforo, entretanto esse lodo pode causar também alterações nocivas ao sistema edáfico. Este trabalho avaliará atributos físicos, químicos e biológicos em latossolo que recebeu em diferentes doses e freqüências lodo de esgoto sanitário pelo período de nove anos, para verificar as interações e alterações no solo causadas por este manejo. (AU)