Busca avançada
Ano de início
Entree

Ácaros em agroecossistema cafeeiro: estudos de influência do folhedo na comunidade de ácaros, interações interespecíficas, sensibilidade a agroquímicos e caracterização molecular

Resumo

O café representa uma das culturas de maior importância socioeconômica no Brasil. Algumas espécies de ácaros-praga como Brevipalpus phoenicis (Geijskes) e Oligonychus ilicis (McGregor) causam consideráveis prejuízos à cultura no país. Este projeto tem como objetivo geral fornecer subsídios para o manejo de ácaros em cafeeiro. Os objetivos específicos são: estudar a influência do folhedo sobre a comunidade de ácaros no agroecossistema cafeeiro; estudar as interações entre as diferentes espécies de ácaros presentes em cafeeiro (ex.: predadores x fitófagos; predadores x predadores) e outros organismos presentes no agroecossistema; avaliar a influência de cultivares de café sobre as populações de ácaros fitófagos e predadores; avaliar a suscetibilidade de diferentes populações de B. phoenicis e ácaros predadores (Phytoseiidae, Stigmaeidae) a agroquímicos; e conduzir estudos de caracterização molecular de ácaros Stigmaeidae presentes em cafeeiro. O estudo permitirá uma visão mais ampla sobre a diversidade de ácaros presentes no agroecossistema cafeeiro (plantas de café, folhedo, solo), influência do folhedo sobre a comunidade de ácaros, inter-relações entre diferentes espécies de ácaros (predadores, fitófagos e ácaros de hábitos alimentares pouco conhecidos) e outros organismos presentes no referido agroecossistema, influência de cultivares de café sobre essas inter-relações, além da influência do uso de agroquímicos (alguns novos no mercado) sobre ácaros fitófagos e predadores. Informações dessa natureza são fundamentais para a elaboração de programas de manejo integrado de pragas em cafeeiro. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MINEIRO, JEFERSON L. C.; LOFEGO, ANTONIO C.; SATO, MARIO E. Phytoseiid mites (Acari: Phytoseiidae) found in soil and litter from Atibaia, State of Sao Paulo, Brazil, with description of two new species. INTERNATIONAL JOURNAL OF ACAROLOGY, v. 38, n. 7, p. 595-604, 2012. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.