Busca avançada
Ano de início
Entree

Suplementação alimentar com probiótico, hematologia e recrutamento de macrófagos policariontes em tilápias do Nilo, submetidas ao desafio com Aeromonas hydrophila e Streptococcus iniae

Resumo

A suplementação com probiótico tem mostrado resultados promissores no desempenho produtivo e nos mecanismos de defesa dos peixes. Estas características contribuem com a atividade aquícola, especialmente na profilaxia e prevenção de doenças. Substâncias que adicionadas à dieta dos peixes beneficiam a resposta do mecanismo de defesa são denominadas imunoestimulantes, que são caracterizados por compostos biológicos ou sintéticos que aumentam a eficiência dos mecanismos de imunidade específicos e não-específicos. São representados pelas combinações vitamínicas, traços minerais, produtos derivados de plantas ou animais denominados como probióticos, pré-bióticos, entre outros. O objetivo deste ensaio será o de analisar os parâmetros hematológicos e o recrutamento de macrófagos policariontes em tilápias do Nilo, Oreochromis niloticus alimentadas com probiótico composto de Bacillus subtillis, Saccharomyces cerevisae e Aspegillus oryzae e submetidas ao desafio com as bactérias Aeromonas hydrophila e Streptococcus iniae. Para tanto, os peixes serão alimentados por determinado período de tempo com o probiótico, e lamínulas de vidro serão implantadas no tecido subcutâneo dos peixes e após tempos pré-determinados, serão retiradas e avaliadas quanto a migração de macrófagos e bem como os parâmetros hematológicos. Após este experimento, os peixes serão desafiados à infecções experimentais com as bactérias Aeromonas hydrophila e Streptococcus iniae por meio de inoculação intra-peritoneal e serão avaliados parâmetros hematológicos, burst respiratório e sobrevivência dos peixes. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
IWASHITA, MARINA KEIKO P.; NAKANDAKARE, IVAN B.; TERHUNE, JEFFERY S.; WOOD, THERESA; RANZANI-PAIVA, MARIA JOSE T. Dietary supplementation with Bacillus subtilis, Saccharomyces cerevisiae and Aspergillus oryzae enhance immunity and disease resistance against Aeromonas hydrophila and Streptococcus iniae infection in juvenile tilapia Oreochromis niloticus. FISH & SHELLFISH IMMUNOLOGY, v. 43, n. 1, p. 60-66, MAR 2015. Citações Web of Science: 37.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.