Busca avançada
Ano de início
Entree

Novos plastificantes para filmes de PVC estiráveis para contato com alimentos para o mercado brasileiro

Processo: 09/17364-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2010 - 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Tecnologia de Alimentos
Pesquisador responsável:Leda Coltro
Beneficiário:Leda Coltro
Instituição-sede: Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Embalagens de alimentos  Cloreto de polivinila  Ensaios dos materiais 

Resumo

Diferentes tipos de aditivos vêm sendo desenvolvidos a fim de aperfeiçoar o desempenho dos polímeros durante o processamento, fabricação e uso de embalagens plásticas, elementos indispensáveis na conservação de alimentos industrializados. Como muitos dos aditivos utilizados em embalagens plásticas podem apresentar restrições sanitárias, se fez necessário criar restrições quanto à natureza química e à quantidade de aditivo que podem estar presentes nas embalagens, com o objetivo de proteger os consumidores, uma vez que o contato dos alimentos com as embalagens pode possibilitar a migração de constituintes da própria embalagem em concentrações superiores aos limites permitidos. Como os filmes de PVC são empregados para acondicionar uma grande variedade de produtos alimentícios e devido ao elevado grau de aditivação destes filmes (plastificantes), é muito importante a disponibilização de novos plastificantes para o mercado brasileiro, bem como a avaliação da conformidade destes materiais de embalagem. Os plastificantes DEHA, óleo de soja epoxidado, ATBC e poliadipato, que deverão ser estudados neste projeto, são empregados no mercado de embalagens plásticas para alimentos (sendo os dois últimos mais usados na Europa devido ao alto custo) e, portanto, não é difícil de encontrá-los em embalagens disponíveis no mercado. Além destes, também serão estudados dois novos plastificantes de fonte renovável - mistura de acetatos de glicerina e monoester de glicerol, e um plastificante usado no segmento de brinquedos - DEHT, como proposta para aplicação em filmes de PVC estiráveis. Assim, este projeto abordará o desenvolvimento, implantação e validação de metodologias de ensaio para determinação da migração específica dos principais e de novos plastificantes usados em filmes de PVC em contato com simulantes de alimentos ácido e gorduroso, além da avaliação da conformidade quanto ao limite de migração específica de amostras de filme de PVC para contato com alimentos adquiridas no mercado. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COLTRO, LEDA; PITTA, JOYCE BORGHETTI; DA COSTA, PAULO AFONSO; FAVARO PEREZ, MARY ANGELA; DE ARAUJO, VANESSA APARECIDA; RODRIGUES, RAFAELA. Migration of conventional and new plasticizers from PVC films into food simulants: A comparative study. FOOD CONTROL, v. 44, p. 118-129, OCT 2014. Citações Web of Science: 37.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.