Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização e regulação de novas adesinas envolvidas na enteropatogenicidade de Escherichia coli enteropatogênica (EPEC) e enteroagregativa (EAEC)

Processo: 00/05256-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2000 - 31 de janeiro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Luiz Rachid Trabulsi
Beneficiário:Luiz Rachid Trabulsi
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Adesinas de Escherichia coli  Escherichia coli  Enteropatias  Diarreia 

Resumo

Escherichia coli enteropatogênica (EPEC) é a principal causa de diarréia aguda em ciranças em nosso meio. EAEC está epidemiologicamente associada à diarréia persistente e a surtos de diarréia aguda. As adesinas bacterianas são importantes fatores de virulência, essenciais no processo de colonização do trato intestinal. Pretende-se realizar a caracterização em nível molecular das adesinas Efa e EspA de EPEC e AAF/II de EAEC, com os seguintes objetivos gerais: estudar a biogênese dessas adesinas; estudar o papel da adesina EspA na interação de EPEC com a célula hospedeira; estudar a regulação da expressão de Efa e AAF/II e estudar a localização dos genes envolvidos com a biogênese de Efa em uma possível ilha de patogenicidade (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TRABULSI‚ L.R.; KELLER‚ R.; GOMES‚ T.A.T. 10.321/eid0805. Typical and Atypical Enteropathogenic Escherichia coli. Emerging Infectious Diseases, v. 8, n. 5, p. 508, 2002.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.